Em colaboração com Jéssica Machado.
Alvo da operação “Boca Fechada”, deflagrada na manhã desta terça-feira (25), Amanda Gabriela Sousa Pastos é apontada como líder de uma célula da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), ao lado do seu companheiro, Anderson Barroso da Silva, em Teresina. Conhecida como a “dama do tráfico”, ela foi capturada durante a ação.
Em entrevista à Rede Meio Norte, o delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), afirmou que contra ela havia um mandado de busca e apreensão.
No momento da chegada da equipe, Anderson conseguiu fugir do cerco policial, mas Amanda foi detida na residência, onde havia uma quantidade significativa de dinheiro, munições e cocaína.
“Ela já é conhecida da polícia, era o principal alvo do mandado de busca que foi cumprido pela equipe, foi flagrada juntamente com seu companheiro, também com várias passagens por tráfico, no cerco da equipe ele conseguiu se evadir com uma arma de fogo”, disse.
A autoridade ainda destacou a atuação de ambos na criminalidade: “A droga era comercializada por esse casal. Mais uma vez ela vem sendo presa e vamos continuar na procura aí desse indivíduo que é perigoso e que com certeza nós o colocaremos atrás das grades”, disse.
OPERAÇÃO
A operação cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e resultou na prisão de sete suspeitos ligados ao PCC. Segundo o delegado Samuel Silveira, a ação integra o Pacto pela Ordem e mira a venda direta de drogas aos usuários, em ação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.
O balanço final da operação inclui a apreensão de cerca de 10 kg de maconha, uma sacola de cocaína, dinheiro, crack, munições e "Skank" (super maconha). A maior quantidade de maconha foi encontrada em um endereço na região do Promorar. Além disso, a equipe apreendeu cerca de R$ 4 mil.