O delegado Charles Pessoa, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), foi alvo de ameaças de morte feitas por uma facção criminosa. A intimidação foi identificada por equipes do 15º Batalhão da Polícia Militar, que encontraram uma pichação em um muro em Castelo do Piauí com a mensagem: “PCC, Charles Pessoa delegado vai morrer”.
Em entrevista à TV Meio Norte, Charles disse que esse tipo de ocorrência tem sido cada vez mais recorrente e o motivo seria a insatisfação, por parte dos criminosos, da metodologia que vem sendo aplicada no Piauí, no combate às facções criminosas.
Infelizmente, tem sido cada vez mais frequente essas ameaças relacionadas a mim, esses criminosos que estão insatisfeitos com essa metodologia que vem sendo aplicada no Piauí, no combate às facções criminosas, e teve agora essa ameaça em Castelo do Piauí, e estamos analisando e vamos identificar a origem dessas ameaças, identificar os criminosos que fizeram essas pichações e a consequência vai ser a prisão, disse o delegado.
O delegado tranquilizou a população e disse que o trabalho de combate às facções, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com a integração das polícias, vai continuar e será cada vez mais intensificado e deixou um recado aos criminosos que insistirem com as ameaças.
Eu asseguro, para a sociedade piauiense, que nenhum tipo de ameaça vai fazer com que a gente saia da linha de frente no combate às facções. Continuarei firme nesse propósito, primeiro, porque acredito na proteção de Deus, acredito no trabalho integrados das polícias e da importância que é combater as facções que representam um mal muito grande para a sociedade. Nenhum tipo de ameaça vai nos intimidar, e, se você pretende nos ameaçar, pode entrar na fila, porque já são muitos, é questão de tempo, vamos identificar todos vocês e todos serão presos e jamais irão me intimidar, finalizou o delegado.
OUTRAS AMEAÇAS
- Parnaíba
Em dezembro de 2025, Charles Pessoa foi ameaçado por membros do Comando Vermelho em Parnaíba. Eles utilizaram o perfil “tropa do fb” no Instagram. No post, os criminosos colocaram uma foto do delegado com a legenda: "Decretado pelo CV do Piauí, Tropa do FB".
As ameaças surgiram dias após uma das maiores apreensões já registradas no litoral piauiense. Aproximadamente 300 quilos de entorpecentes avaliados em R$ 60 milhões.
- Floriano
Em maio de 2025, O DRACO prendeu um casal em Floriano (PI) por ameaças contra Charles Pessoa. A ameaça foi feita via mensagem direta (direct) no Instagram, onde os criminosos exibiram armas de fogo e fizeram gestos associados ao Bonde dos 40: "vem pegar nóis (sic)".
Após trabalho de inteligência, a polícia localizou os suspeitos, uma adolescente de 15 anos, conhecida como "Bibi Perigosa", e um homem de 18 anos. Durante a operação, os policiais apreenderam as duas armas de fogo e anotações referentes à organização criminosa.