Em colaboração com Ananda Soares
A blogueira Letícia Ellen Negreiro de Abreu tentou despistar a polícia e forneceu veículos para ajudar Jorge Luís de Sousa da Silva, o Jorginho, a fugir da polícia, segundo o delegado Tales Gomes, diretor da Diretoria Especializada em Operações Policiais do Piauí. Os dois foram presos na manhã desta quinta-feira (11) em um sítio na zona rural de Timon (MA). Também foi detido Roberto Daniel da Silva, caseiro do local, que atuava na segurança do espaço e no manejo da droga encontrada.
Jorginho tinha um mandado de prisão pelo assassinato de Jad Rubens Barros de Sousa, sequestrado e morto em janeiro de 2025 em Teresina. A vítima teria dívida com uma facção e foi atraída a um baile de reggae no bairro Vila Dagmar Mazza antes de ser executada.
Delegado: Letícia mentiu e ajudou Jorginho a fugir
Segundo o delegado Tales Gomes, Letícia mantinha um relacionamento amoroso e estava emprestando um carro e uma moto para o foragido. “Nos últimos dias, constatamos que ele estava sendo auxiliado pela Letícia Ellen para se foragir da ação policial, fornecendo carro, moto para ele fazer o deslocamento e a questão do sítio", falou.
A influenciadora usou as redes sociais para afirmar que não estava mais com Jorginho, mas a Polícia Civil confirma que os dois seguiram juntos e que ela participou das estratégias para evitar a captura.
Tales explica que a disseminação de informações falsas por Letícia, indicando que estaria em outras cidades, foi uma ação deliberada para confundir os investigadores. “Essa história de União foi contrainteligência para despistar. Ela fez isso para tentar enganar a polícia, mas nós trabalhamos com levantamento de informação.”
Ação policial no sítio
A polícia confirmou a presença de Letícia e Jorginho no sítio na noite de ontem (10). A partir disso, foi expedido mandado de busca e apreensão, cumprido nas primeiras horas do dia. Com apoio do DENARC, equipes cercaram a residência rural. “Fizemos um cerco na casa do sítio e prendemos o Jorginho, a Letícia e o caseiro. O caseiro fazia a segurança e também auxiliava na questão das drogas", contou Tales.
O local fica a cerca de 25 km de Timon e é de difícil acesso e foram necessários trechos de deslocamento a pé. Segundo o delegado, isso deu tempo para que o foragido tentasse destruir provas. “Ele percebeu a nossa chegada e conseguiu quebrar um aparelho telefônico, mas ainda assim apreendemos todo o material.”
Armas, drogas e animais usados na segurança do local
A operação apreendeu:
• uma pistola 9 mm;
• dois carregadores calibre .40;
• uma espingarda;
• um revólver calibre 38;
• munições — algumas já deflagradas;
• um tablete de cocaína;
• duas balanças de precisão;
• além de um pitbull preso a uma geladeira que era usada como esconderijo da droga.
“Dentro da geladeira encontramos um tablete de cocaína e duas balanças de precisão”, comentou o delegado.
O delegado também confirmou que os veículos apreendidos, uma motocicleta e um carro, estão no nome de Letícia e eram usados por Jorginho para circular entre Timon e Teresina. “Esses veículos são todos dela. Estavam sendo usados pelo Jorginho para fazer deslocamento Teresina–Timon.”
Autuações e histórico criminal
Os três presos serão autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.
Além disso, Letícia será enquadrada também por favorecimento pessoal por ajudar um foragido a evitar a ação policial. Tales destacou que este é o segundo episódio em menos de três meses em que a blogueira é detida junto a criminosos considerados perigosos. Em agosto deste ano, o também suspeito de homicídio Donizete, mais conhecido como Bololô, de 24 anos, foi preso na residência de Letícia Ellen. Eles eram namorados na época.
“É a segunda vez que ela é detida em companhia de criminosos altamente perigosos. Não é coincidência, ela tem envolvimento com esses criminosos e está auxiliando na fuga deles.
Destino dos presos
Os três permanecerão à disposição da Justiça do Maranhão. Jorginho, por causa do mandado de homicídio em Teresina, poderá ser recambiado para o Piauí mediante decisão judicial.