A Polícia Civil do Piauí investiga a origem de cerca de 180 quilos de cocaína encontrados enterrados em um tonel enterrado no quintal de um sítio na zona rural Leste de Teresina. A suspeita é que a droga tenha vindo de fora do Brasil, possivelmente fornecida por um cartel boliviano.
O entorpecente, avaliado em cerca de R$ 11 milhões, estava embalado com o símbolo de três espadas, uma marca registrada de uma organização criminosa internacional, segundo o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
As investigações apontam que o material não foi produzido no Brasil. A Bolívia, país vizinho e um dos maiores produtores de cocaína do mundo, é uma das principais linhas de apuração.
PRISÃO DE CASAL
A droga foi apreendida durante a Operação Boca Fechada, deflagrada na manhã desta quinta-feira (24). No local, um casal foi preso: Girlene Alves, de 32 anos, e Pedro Henrique, de 31, que já tem passagens por tráfico e estava com mandado de prisão em aberto.
Além da droga, foram apreendidas armas de fogo e dinheiro. Para a polícia, o carregamento seria distribuído por uma facção com atuação em Teresina.
A investigação agora foca em identificar o trajeto feito pela droga até o Piauí e os envolvidos na importação e distribuição desse material.