Círculo colorido se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses

Chamado de halo solar, esse fenômeno surge pela presença de microcristais de gelo em elevadas camadas da atmosfera (troposfera) e indica a chegada de precipitações. Saiba mais!

Arco-íris se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses | Pedro Silva/Wellington Benário/Ari Carvalho
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Moradores de várias cidades piauienses presenciaram, na manhã desta quarta-feira (20), um fenômeno meteorológico bem diferente e cheio de cores no céu. Um arco-íris se formou ao redor do sol, criando um anel multicolorido. Além da capital Teresina, o fenômeno foi observado pelo menos nas cidades de Altos, Demerval Lobão e Campo Maior.

Em entrevista para o "Banca de Sapateiro", apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho, o assessor-técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e climatologista Werton Costa disse que o círculo luminoso "primo" do arco-íris tem um nome: halo solar.

Arco-íris se forma em volta do sol e chama a atenção de piauienses (Foto: Wellington Benário)

Werton explicou que o halo surge pela presença de microcristais de gelo em elevadas camadas da atmosfera (troposfera). "É um fenômeno muito semelhante ao arco-íris. A única diferença é que a luz solar no arco-íris é fracionada por minúsculas gotas d'água que atuam como um gigantesco prisma, fragmentando a luz e revelando segredos por trás da luz branca, que são as cores ou os espectros do arco-íris. No caso do halo, você não tem um arco; você tem a estrutura circular formada, e ela não é formada por água líquida em suspensão, ela é formada por cristais de gelo", falou.

Para aparecer, o halo necessita de um tipo bem específico de nuvem: a cirrus, que contém os minúsculos cristais de gelo. "Esses cristais de gelo estão no ponto mais alto do céu onde é possível encontrar água, e eles formam uma nuvem muito especial, uma nuvem delicada, uma nuvem fibrosa chamada de cirrus", disse o meteorologista.

Ele complementou que quando há grande concentração de cirrus, o suficiente para a luz atravessar e formar esse anel de cores, podemos encarar o fenômeno como um bom indicador para o transporte de umidade, ou seja, transporte de água na parte mais alta do céu. 

 Arco-íris se forma em volta do sol (Foto: Jacilene Denise)

"É um indicador de que o tempo pode mudar, e a qualquer momento podemos ser surpreendidos por uma garoa ou por uma chuvinha. Nessas condições, ela certamente será muito bem-vinda", comentou o climatologista.

Na terça-feira (19), o Piauí foi agraciado com chuvas em algumas cidades do Médio Parnaíba, como os municípios de Angical, que registrou uma precipitação fraca, Vale do Longá e Esperantina. "O halo está de acordo com essas tendências anunciadas. São chuvas pontuais, estando dentro do período do El Niño, o que prejudica muito as condições da temporada chuvosa", declarou o climatologista.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES