Cinco homens foram presos, suspeitos de caça ilegal e porte de arma branca na madrugada de terça-feira (10), na localidade Carnaíba, zona rural de Jacobina do Piauí. Durante a operação, os policiais apreenderam tatus, cachorros treinados para caça, além de diversas ferramentas utilizadas na captura dos animais. A ação foi realizada pela Força Tática do 20º BPM, sediada em Paulistana, e pelo Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Acauã.
SUSPEITOS ESTAVAM EM CARRO
A operação foi desencadeada após informações repassadas pelo serviço de inteligência do 20º BPM, que apontavam a circulação suspeita de um veículo branco nas localidades de Japadinha e Carnaíba nos últimos dias. Por volta das 3h, em uma estrada carroçal, as equipes deram voz de parada a um Volkswagen Gol, com placa de Cachoeirinha (RS), ocupado por cinco homens.
ABORDAGEM
Durante a abordagem, os policiais constataram que os ocupantes estavam praticando caça ilegal de animais silvestres. No interior do veículo foram encontrados seis tatus, sendo cinco vivos e um já abatido, além de três cães de caça e vasto material utilizado na atividade, como duas pás, um facão, duas foices, um alicate de corte, seis lanternas e cinco aparelhos celulares.
Foram conduzidos à delegacia os suspeitos identificados pelas iniciais R.C.S., de 33 anos, natural de Santo Antônio de Lisboa; A.S.A., de 37 anos, natural de Picos; K.S.P., de 30 anos, W.E.S.C., de 30 anos, e J.G.S., de 20 anos, ambos naturais de Santo Antônio de Lisboa.
CRIMES IMPUTADOS
Os envolvidos deverão responder por crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei 9.605/1998, que trata de matar, perseguir, caçar ou apanhar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, além de porte de arma branca, previsto no artigo 19 do Decreto-Lei 3.688/1941 (Lei das Contravenções Penais).
Os suspeitos, juntamente com os animais e todo o material apreendido, foram apresentados na 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil (12ª DRPC), onde foram adotadas as medidas cabíveis.
(Com informações do Cidades na Net)