SEÇÕES

Cientistas piauenses entram em ranking dos mais influentes e bem pontuados do mundo

Cinco cientistas piauienses são reconhecidos mundialmente por seus trabalhos e usam feito para impulsionar novos talentos no estado

Laércio Cavalcante é um dos pesquisadores que integram a lista dos melhores do mundo | Foto: Arquivo pessoal
Siga-nos no

As universidades do Piauí estão descortinando sua produção de conhecimento e alguns de seus cientistas figuram entre os mais influentes do mundo. Ao todo cinco pesquisadores do estado compõem o ranking que inclui os 100.000 cientistas mais bem pontuados do mundo. 

Dentre eles, está Laércio Santos Cavalcante, reconhecido por dois anos seguidos, entre os cientistas mais influentes do mundo pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, que reúne os 2% dos pesquisadores mais citados do mundo.

“Esse reconhecimento pode incentivar novos alunos a se tornarem futuros pesquisadores de alto impacto na ciência. Já orientei muitos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado ao longo da minha carreira. Atualmente, tenho vários alunos na graduação. Espero que eles vejam esta notícia e sejam influenciados a estudar mais, a ler mais, a pesquisar mais e encontrar novas soluções na área de química de materiais inorgânicos”, explica Laércio Cavalcante sobre a importância desse tipo de reconhecimento. 

O pesquisador realiza estudos focados em processos de degradação de poluentes e armazenamento de energia.

RANKING MUNDIAL

O levantamento, que aponta os 100.000 cientistas mais renomados, é dividido em 22 grandes áreas do conhecimento e 176 campos específicos, com informações da plataforma Scopus, a maior base de dados de literatura revisada por pares.

Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Anderson de Oliveira Lobo, Edson Cavalcanti da Silva Filho, Edvani Curti Muniz e Paulo Michel Pinheiro Ferreira são os cientistas piauienses que integram essa lista exclusiva. 

Laercio, por exemplo, já esteve no ranking publicado pela revista PLoS Biology entre os mais citados do mundo. E essa posição de destaque foi mantida nos anos seguintes, em 2020, 2021, 2022, 2023 e em 2024.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também