Com alerta de laranja (perigo) de chuvas intensas, o município de Piripiri, no Norte do Piauí, registrou o segundo maior volume de chuva do Brasil, nesta segunda-feira (18). O ranking foi realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até às 8h de hoje. A cidade teve uma precipitação de 78mm.
De acordo com o Inmet, a previsão para o município é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos variando entre 60-100 km/h, até as 10h desta terça-feira (19). O aviso ressalta o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Instituto ainda realizou as seguintes orientações para a população: em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Todo o Piauí está em alerta de chuvas intensas, segundo o Inmet. Ao todo, 178 municípios das mesorregiões norte, centro-norte, sudeste e sudoeste piauiense estão em alerta amarelo (perigo potencial) e outras 56 cidades do norte e centro-norte estão em alerta laranja (perigo), com um grau maior de severidade.
CONFIRA OS MAIORES VOLUMES REGISTRADOS NAS ÚLTIMAS 24H, ATÉ ÀS 8H DE HOJE (18):
🌧️ Itaituba (PA): 124,2 mm
🌧️ Piripiri (PI): 78,0 mm
🌧️ Bacabal (MA): 54,6 mm
🌧️ Manaus (AM): 48,8 mm
🌧️ Manicoré (AM): 36,8 mm*
🌧️ Barra Bonita (SP): 36,6 mm*
*Dado computado até as 7h (hora de Brasília).
EM CASTELO DO PIAUÍ: Chuva de granizo é registrada por moradores
Moradores da cidade de Castelo do Piauí, no Norte do estado, foram surpreendidos com uma chuva de granizo neste domingo (17). As imagens foram capturadas no início da tarde e, de acordo com a Defesa Civil do Piauí, não foram registradas outras ocorrências em outros municípios.
O granizo é uma precipitação de pedras de gelo, geralmente esféricas, com diâmetro igual ou superior a 5 mm, transparentes ou translúcidas, que se formam no interior de nuvens do tipo cumulonimbus. Em Castelo do Piauí, as pedras de gelo vistas pelos moradores foram pequenas e não provocaram estragos em vegetações ou residências.
CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA:
/piaui/chuva-de-granizo-e-registrada-por-moradores-de-castelo-do-piaui-487119