Chuvas intensas: Inmet emite alerta amarelo para todas as cidades do Piauí

De acordo com o Inmet, as chuvas terão entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia

Piauí está com alerta de chuvas em todo o seu território | Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (20), um alerta de acumulado de chuva para todas as cidades do Piauí. Com severidade classificada como perigo potencial, o aviso é válido até as 10h desta terça-feira (21).

ORIENTAÇÕES

De acordo com o Inmet, as chuvas terão entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e os ventos irão variar de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta de chuvas cobre o Piauí (Imagem: INMET)

O Inmet orienta a população a observar possíveis alterações nas encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) podem fornecer mais informações.

Ponte João Luís Ferreira, que cruza o Rio Parnaíba (Foto: Raíssa Morais) 

SITUAÇÃO DE PICOS

Em Picos, a Defesa Civil registrou volumes de chuva entre 130 mm e 220 mm em algumas áreas, o que representa mais de 50% da média anual esperada. A cidade está em estado de calamidade pública, com mais de 27 mil pessoas afetadas pelas chuvas. O Comitê de Crise, composto por 10 órgãos, acompanha a situação.

Em Santa Cruz do Piauí, o Rio Itaim também teve seu nível elevado, interrompendo o tráfego na rodovia estadual PI 242. Apesar disso, moradores estão aproveitando o período chuvoso para a pesca, enquanto a Defesa Civil alerta sobre o risco de novas enchentes.

Monitoramento de açudes e rios

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) está monitorando de perto os níveis dos açudes e rios. No momento, 27 açudes estão sendo acompanhados, incluindo o açude Genipapo, em São João do Piauí, com 84% da capacidade, e o açude Salinas, em São Francisco do Piauí, que atingiu seu limite e começou a transbordar.

O Rio Parnaíba continua em cota de atenção em algumas regiões. Jo Piloto e Drones fez imagens da situação dos rios Parnaíba e Iguaraçi, confira:

Em Teresina, o nível do Rio Poti subiu 2,5 metros nos últimos dias. A SEMARH informou que 11 dos 30 pontos de coleta na bacia do Parnaíba estão acima do nível normal, mantendo o alerta para possíveis enchentes.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES