SEÇÕES

Chuvas devem ganhar força no Piauí a partir da segunda quinzena de outubro, diz climatologista

Na noite de quinta-feira (9), Teresina registrou uma chuva rápida, mas que foi capaz de aliviar o calor

Nuvens carregadas | Foto: Climatempo
Siga-nos no

Na noite de quinta-feira (9), uma chuva rápida surpreendeu moradores de vários bairros de Teresina, quebrando a sequência de dias quentes e abafados na capital. A precipitação foi de curta duração, mas conseguiu refrescar o clima e trazer sinais de que um período mais chuvoso no estado se aproxima.

O registro aconteceu em meio ao chamado período do “B-R-O BRÓ”, conjunto de meses que terminam em “bró” (setembro, outubro, novembro e dezembro), marcado tradicionalmente pelo calor intenso e tempo seco no Piauí.

CHUVAS NOS PRÓXIMOS DIAS

De acordo com o climatologista Werton Costa, as chuvas de outubro tendem a começar de forma isolada e irregular, mas devem ganhar força na segunda quinzena do mês.

“As chuvas de outubro sempre começam de forma muito pontual, com toda uma aleatoriedade, esporádica, em pequenos volumes. A gente vê como o calor atua, com tempo abafado e algumas rajadas de vento. A tendência é que elas sejam potencializadas nos próximos dias”, explicou o especialista.

Chuva em Teresina | Foto: Raíssa Morais

Segundo Werton Costa, os principais modelos meteorológicos, norte-americano e europeu, indicam que as condições de umidade estão se deslocando para a faixa da Matopiba (região que engloba partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o que favorece o aumento das chuvas no estado.

“Estamos acompanhando os modelos climáticos, e eles apontam que a área da Matopiba está bem estabilizada. A expectativa é que, após o dia 22, as chuvas se tornem mais carregadas. É importante ficar atento a essa transição de tempo”, alertou o climatologista.

Enquanto isso, o piauiense segue convivendo com as altas temperaturas típicas do “B-R-O BRÓ”, período que costuma registrar sensações térmicas acima dos 40 °C.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também