A forte chuva registrada em Teresina na noite desta quarta-feira (21) surpreendeu pelo volume acumulado, que chegou a representar quase todo o total previsto para o mês de maio na zona Sul da capital.
De acordo com a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), os acumulados variaram entre 30 mm e 87 mm, com os maiores índices sendo registrados na região do Promorar.
SUPERANDO EXPECTATIVAS
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da SAMPECE, informou que a chuva já estava prevista pelos centros de monitoramento, com acumulados esperados de até 50 mm por dia.
No entanto, o volume registrado acabou superando a expectativa e chamou atenção pela intensidade. Em apenas 48 horas, a zona Sul de Teresina já acumulou 84% da média histórica para o mês inteiro.
Ainda segundo a Semarh, Teresina estava entre os 140 municípios piauienses sob alerta de chuvas intensas, com risco moderado de alagamentos e deslizamentos.
COMO SERÃO OS PRÓXIMOS DIAS
Para os próximos dias, a previsão é de que as chuvas continuem, mas com volumes mais baixos. A partir de sábado (24), o tempo deve começar a estabilizar, com predomínio de sol entre nuvens.