A barragem de Boa Esperança terá sua vazão aumentada a partir desta sexta-feira (17) devido às fortes chuvas que têm caído nos últimos dias no Piauí. A medida foi anunciada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) diante da previsão de mais chuvas na Bacia do Parnaíba.
“Em virtude da previsão de ocorrência de chuvas na Bacia do Parnaíba e em observação à curva de volume de espera estabelecida para o período, as defluências do aproveitamento de Boa Esperança serão elevadas, gradualmente, para o patamar de 1.000 m³/s a partir de amanhã, 17/01/2025, com prática de vertimento, devendo permanecer com este valor até nova reavaliação”, avisou a Chesf por meio de nota assinada pelo Gerente Executivo da Gestão da Operação, Ladário Morais Casado.
A Chesf informou que o Reservatório de Boa Esperança alcançou a cota 301,74 m, com um armazenamento correspondente a 58,22% do volume útil (V.U.) à meia-noite de quarta-feira (15), com afluência da ordem de 1.070 m³/s e vazão de 547 m³/s.
A Companhia reforçou que o aumento da vazão será gradual: nesta sexta-feira (17), ainda será de 800 m³/s, aumentando a partir de sábado (18) para 1.000 m³/s, devendo permanecer nesse patamar, pelo menos até a segunda-feira (20), quando deve ser feita uma nova reavaliação.
“Destacamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba”, informou a nota.
PREVISÃO DE CHUVAS
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Piauí ainda deve registrar pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes devido ao aumento de umidade. A combinação de sistemas meteorológicos típicos de verão, como por exemplo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) irão contribuir para a ocorrência de chuvas mais intensas. Em algumas regiões, a previsão é de chuvas com volume superior a 100 mm/dia.