SEÇÕES

Chacina no Baixa Grande do Ribeiro: homem é condenado a 80 anos de prisão

Conselho de Sentença reconheceu quatro homicídios duplamente qualificados em Baixa Grande do Ribeiro.

Vítimas brutalmente assassina em cidade no Sul do Piauí | Foto: Divulgação | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Euton Marcos Santos Lira foi condenado a 80 anos de reclusão pela chacina que matou um pai, dois filhos e um funcionário, em abril de 2023, no município de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí. O julgamento foi realizado nesta terça-feira (21), no Fórum da Comarca de Ribeiro Gonçalves.

O Conselho de Sentença reconheceu que o acusado cometeu quatro homicídios duplamente qualificados, por motivo fútil e pelo uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. A condenação foi obtida pelo Ministério Público do Piauí (MPPI).

MOTIVAÇÃO

Segundo as investigações, a motivação estaria relacionada a disputas por terras, uma vez que a região é uma das principais produtoras de soja do Estado. Além de Euton Marcos, também foram denunciados Jhon Lennon dos Santos Abreu e Lúcio Batista Fialho, que ainda serão julgados. O quarto acusado, Velton Avelino de Sousa, faleceu pouco tempo após o crime.

Euton Marcos, Velton Avelino e Jhon Lennon | Foto: Divulgação / SSP-PI

CHACINA EM BAIXA GRANDE DO RIBEIRO

No dia 23 de abril, durante uma confraternização, seis pessoas foram surpreendidas pelos suspeitos, que chegaram encapuzados e efetuaram disparos de arma de fogo contra as vítimas. Ao todo, quatro pessoas morreram, e as outras duas conseguiram fugir.

“Os criminosos renderam as vítimas e as levaram para a parte da frente da casa (área), colocando-as em fileiras e ceifando a vida de uma a uma, com disparos de arma de fogo nas regiões do crânio, tórax, abdômen e membros superiores, vindo todos a óbito”, consta nos autos do processo.

As vítimas são agricultores do estado do Rio Grande do Sul e um operador de máquinas, do Maranhão. Três são da mesma família, o pai, Luiz Pedro Dalcin, 61 anos; Luíz Antonio Dalcin, 34 anos, filho de Luíz Pedro; Gustavo Dalcin, 36 anos, filho de Luíz Pedro; e Leonilton Sousa, 33 anos, funcionário da família. 

 4 vitimas brutalmente assassinadas no Sul do Piauí | Foto: Divulgação

MANDANTE

Jhon Lennon é apontado como o mandante do crime e tem passagens criminais por homicídio e tráfico de drogas.
No dia 4 de maio de 2023, ele foi preso no Distrito Federal, mas foi posto em liberdade pela Justiça no dia 3 de junho.
Na época, a Polícia Civil informou que o suspeito foi liberado devido a falta de comunicação entre as instituições.

Jhon Lennon./Foto: Reprodução

Ele foi preso novamente no dia 2 de julho, na cidade de São Luís (MA), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.
Em dezembro, o acusado foi condenado a mais de 22 anos de prisão pelo assassinato de David de Moura do Carmo e pela tentativa de homicídio contra Érika Alves de Sousa Ferreira, cometidos em 2018.

“O sogro de John Lennon foi há algum tempo atrás encontrado morto, possivelmente de causas naturais, na fazenda onde trabalhava. O caso na época causou revolta dos familiares pois alegam que houve negligência por parte dos empregadores”, explicou o delegado-geral Luccy Keiko, na época do crime.


Tópicos
Carregue mais
Veja Também