SEÇÕES

Cerca de 8 mil famílias de Teresina precisam atualizar o CadÚnico para não perder o Bolsa Família

A atualização faz parte de uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que vem sendo realizada desde 2025.

Cerca de 8 mil famílias em Teresina precisam atualizar o Cadastro Único | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Cerca de 8 mil famílias de Teresina precisam atualizar os dados no Cadastro Único do Governo Federal para continuar recebendo benefícios sociais. A regularização deve ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Quem não atualizar pode ser excluído de programas como Bolsa Família, Luz do Povo, Gás do Povo e Minha Casa Minha Vida.

O alerta foi feito pelo coordenador estadual do Cadastro Único no Piauí, Jaelton Cardoso, em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, apresentado por Helder Felipe. Segundo ele, a atualização faz parte de uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que vem sendo realizada desde 2025.

“As famílias que estão há mais de 24 meses sem atualizar o cadastro precisam procurar o CRAS. Esse processo serve para manter o Cadastro Único atualizado e excluir pessoas que já não participam mais dos programas”, explicou Jaelton Cardoso.

Atualização evita perda de benefícios

De acordo com o coordenador, Teresina está na reta final do processo de atualização. Ele reforçou que a maioria das famílias já regularizou a situação, mas cerca de 8 mil ainda precisam comparecer aos CRAS. “Em Teresina, apenas 8 mil famílias ainda precisam atualizar o cadastro. Não é preciso correria, os CRAS estão em todos os bairros”, afirmou.

Jaelton destacou que o Cadastro Único não serve apenas para o Bolsa Família. “Muitas pessoas acham que o Cadastro Único é só para o Bolsa Família, mas ele reúne mais de 40 programas sociais, inclusive programas do próprio estado do Piauí”, disse.

Como saber se precisa atualizar

O MDS está enviando mensagens de texto para as famílias que precisam fazer a atualização. Quem não recebeu aviso, segundo o coordenador, provavelmente já está com o cadastro regular. “Quem receber a mensagem deve procurar o CRAS com calma, levando documentos pessoais e comprovante de residência”, orientou.

Outro ponto destacado é que somente o responsável familiar pode fazer a atualização. “A atualização só pode ser feita pelo representante da família. Não pode ser feita por filhos, parentes ou terceiros”, reforçou.

Situação no Piauí

Em todo o estado, o Cadastro Único reúne cerca de 960 mil famílias. Segundo Jaelton Cardoso, 93% dos cadastros estão atualizados, restando menos de 8% pendentes.

“O Piauí tem hoje um Cadastro Único bem qualificado, graças ao trabalho dos municípios e das equipes da assistência social”, concluiu. As famílias devem procurar o CRAS mais próximo de casa para evitar a suspensão dos benefícios.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também