O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu o relatório final sobre o acidente de um avião de pequeno porte no Parque Ambiental Encontro dos Rios, em Teresina, no dia 11 de junho de 2023. No pouso forçado, ocorrido no bairro Poti Velho, piloto e passageiro saíram ilesos.
CAUSA DO ACIDENTE FOI FALHA NO MOTOR
O documento do Cenipa apontou que a aeronave apresentou falha ou mau funcionamento do motor.
"Durante o circuito de tráfego para pouso no Aeroporto Senador Petrônio Portella Teresina, PI, houve falha do motor em voo. Foi realizado um pouso forçado em uma área de vegetação nativa de um parque ambiental", disse o relatório.
"Na investigação do motor e do sistema de combustível da aeronave PT-DLO, verificou-se que, ao se reduzir a potência do motor por conta dos vazamentos na bomba e no servo injetor, ocorreu uma perda de potência devido à falta de fluxo de combustível para alimentar os cilindros, o que resultou na parada do motor em voo", acrescentou o relatório.
O Cenipa também apontou que a falta de um programa de monitoramento de tendência contribuiu para o acidente. Segundo o órgão, esse monitoramento teria possibilitado uma avaliação mais precisa das condições do motor e seus componentes, prevenindo falhas no sistema de combustível.
DANOS NO AVIÃO
A aeronave teve danos substanciais na raiz da asa direita e no estabilizador vertical, além de ruptura das linhas do sistema de combustível. Houve, ainda, danos leves na fuselagem, incluindo o intradorso, bem como na asa esquerda, estabilizador horizontal, profundor e sistema elétrico.
SOBRE O VOO
A aeronave decolou do Aeródromo de Redenção (SNDC), PA, com destino ao Aeródromo Nossa Senhora de Fátima (SIPW), Teresina, PI, por volta das 10h05min, a fim de realizar um voo privado, com um piloto e um passageiro a bordo.
Durante o voo em rota, o destino foi alterado para o Aeroporto Senador Petrônio Portella, Teresina, PI. Após o ingresso no circuito de tráfego para pouso, quando a aeronave se encontrava no enquadramento da reta final pela direita, ocorreu a falha do motor em voo.
Ao perceber que não alcançaria a pista, o Piloto efetuou curva de aproximadamente 90º à direita e realizou um pouso forçado em uma área de vegetação nativa situada em um parque ambiental.
O pouso foi realizado a cerca de 1.900 metros à direita do eixo da reta final da cabeceira 20 do Aeródromo Senador Petrônio Portella, em um local com pouco movimento no Parque Ambiental Encontro dos Rios.
RECOMENDAÇÕES DO CENIPA
O Cenipa recomendou à ANAC que o resultado da investigação seja amplamente divulgado em eventos de segurança operacional, visando conscientizar operadores, pilotos e equipes de manutenção sobre a importância de realizar manutenção periódica das aeronaves, seguir os intervalos para revisões gerais e adotar programas de monitoramento de tendência para avaliar as condições dos motores e acessórios.