Celebração homenageia o rei e rainha do baião Luiz Gonzaga e Carmélia Alvez

Com 15 anos e realizada pela Colônia Gonzaguiana do Piauí, a tradição homenageia o rei e rainha do Baião, Luiz Gonzaga, e Carmélia Alvez.

Celebração homenageia o rei e rainha do baião Luiz Gonzaga e Carmélia Alvez. | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os entusiastas da música nordestina puderam desfrutar, na tarde desta quarta-feira (02), do grande evento cultural "Procissão das Sanfonas". Com 15 anos e realizada pela Colônia Gonzaguiana do Piauí, a tradição homenageia o rei e rainha do Baião, Luiz Gonzaga, e Carmélia Alvez. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura.

Bonifácio Pereira, de 85 anos, tocador de sanfona durante 50 anos. Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

A jornada cultural teve seu ponto de partida com uma animada concentração na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro Sul da Capital. Em seguida, o evento seguiu seu curso ao longo do calçadão da Simplício Mendes e por fim, com muita animação, a celebração encerrou no Museu do Piauí.

“O sanfoneiro que toca acordeon faz parte do cenário do Brasil como um todo e até parte do mundo. O nordeste é caracterizado por esse estilo de música. É uma alegria total ser abençoados todos os sanfoneiros, o prefeito de Teresina neste momento ímpar de alegria e de confraternização desta festa do mês de agosto. E hoje, dia 2, o sanfoneiro trazendo a salvação. Alegria para nós piauienses”, disse o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa marcou presença na celebração. Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ainda destacou ao MeioNorte.com, que a 15° Procissão das Sanfonas faz parte do calendário de festividades que marcam o mês de comemoração dos 171 anos de Teresina. Ele ainda afirmou que pela abundância de eventos, terá que deixar de ir em alguns, mas reforça que fará o possível para está no máximo de celebrações.

“Então, nós estamos no mês do aniversário de Teresina, que é no dia 16, 171 anos. Com certeza. O prefeito não tem nem tempo para ir em todos os lugares. Muitos dos lugares eu estou cortando até porque eu estou ainda lesionado da perna, mas o máximo possível que eu puder ir, eu irei”, afirmou Dr. pessoa, sobre as celebrações. 

Dentro da Ingreja as pessoas cantaram e fizeram orações. Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

A procissão anual reúne dezenas de sanfoneiros de todo o Piauí, em uma tarde encantadora de melodias. Os acordes das sanfonas, em harmonia com outros instrumentos, criam um encontro sublime de ritmos. As músicas de Luiz Gonzaga ganham vida e resgatam a essência do Rei do Baião.

Conforme a Sanfoneira da orquestra sanfônica de Teresina, Écore Nascimento, a Procissão é um momento lindo e emocionante. “Essa é uma homenagem marcante a Rainha e ao Rei do Baião, momento onde dezenas de sanfoneiros se concentram, com zabumbeiros, triangleiros, entre outros instrumentos musicais que rememorem o forró. É emocionante ver todo o centro de Teresina parando, assistindo, acompanhando e cantando as músicas de Luís Gonzaga”, enfatizou.

O evento contou com pessoas de diferents idades. Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

Para o Padre Anônimo Cruz não é diferente, os 15 anos representam mais do que celebração e sim um grito de alegria. Ele relata que as músicas do Rei do Baião lhe traz a sensação de segurança, com “os pés no chão”, e ainda nos conforta, afirmando que por mais que seja difícil a situação, ela irá passar.

“Então, por pior que seja a situação, eu não posso me desesperar. Quem escuta essa música não pode se desesperar, porque faz parte, são descendentes de pessoas que conviveram nesse clima e sabem festejar. Então, isso aqui é um grito de alegria, um clamor. E dizer assim, amanhã será diferente, muito mais, a chuva volta, tudo passa, só não passa, é esse amor de deus em nós e esse amor por aquilo que nós somos”, enfatizou o sacerdote.

Além muita música, a celebração foi repleta de emoções./ Foto: Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte

VEJA O VÍDEO DE COMO OCORREU O EVENTO: 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES