A audiência de instrução e julgamento da vereadora Tatiana Medeiros (PSB) e de outros oito réus deve seguir até esta sexta-feira (28), no Fórum Eleitoral de Teresina. Segundo o promotor de Justiça, Mário Normando, a decisão final do processo não será proferida por um único magistrado, mas sim por um colegiado de três juízes.
Nesta terça-feira (25), a audiência foi dedicada à oitiva de testemunhas indicadas pela defesa de Tatiana Medeiros, Alandilson Cardo Passos, e da mãe e do padrasto da vereadora. Conforme a autoridade, na quarta e quinta-feira serão ouvidas as testemunhas dos demais réus. Já na sexta-feira (28), ocorrerá o interrogatório dos nove acusados, encerrando a fase de instrução.
“Depois de sexta-feira pode haver, eventualmente, pedido de diligência tanto do Ministério Público quanto da defesa de qualquer um dos réus. E depois as partes apresentam alegações finais e o processo é concluso para a decisão do colegiado de juízes”, afirmou o promotor.
O primeiro dia da fase de instrução ocorreu na segunda-feira (24) e durou quase dez horas. Todos respondem a acusações como corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro, associação criminosa e outros crimes correlatos. As investigações foram conduzidas pela Polícia Federal e complementada por elementos da Polícia Civil.
O julgamento da vereadora foca principalmente na suposta compra de votos em sua campanha de 2024.
Defesa e Contestações
O advogado Samuel Castelo Branco negou veementemente o envolvimento da vereadora com facções criminosas e a compra de votos. A defesa arrolou 40 testemunhas no total, sendo que 22 delas estavam previstas para serem ouvidas no segundo dia de audiência. O caso reúne 112 pessoas.
Tatiana Medeiros foi presa em abril, mas obteve o direito à prisão domiciliar em junho. A Justiça manteve a medida, argumentando que seu retorno à Câmara Municipal poderia interferir na investigação.
QUEM SÃO OS ACUSADOS?
- Tatiana Medeiros
- Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora e apontado como cabeça da facção criminosa
- Stenio Ferreira Santos
- Maria Odélia de Aguiar Medeiros
- Emanuelly Pinho de Melo
- Lucas de Carvalho Dias Sena
- Bruna Raquel Lima Sousa
- Sávio de Carvalho França
- Bianca dos Santos Teixeira Medeiros.