Um homem, conhecido como “Pardal”, e a companheira dele foram presos na manhã desta quarta-feira (17) durante a Operação Crepúsculo II, no município de Picos, no Sul do Piauí. Os dois são apontados pela polícia como integrantes de uma facção criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, o casal já era conhecido no meio policial. O homem já havia sido preso outras duas vezes, enquanto a mulher havia sido detida uma vez. As investigações indicam que eles atuavam ligados ao crime organizado na região de Picos e mudavam de endereço com frequência na tentativa de escapar da polícia. Outro homem também foi detido durante a operação.
“São bastante conhecidos por aqui, têm atuação em facção criminosa e no crime. Inclusive, tentaram migrar de endereço diariamente para tentar escapar dos braços da segurança pública. Agora, vão passar o Natal na cadeia”, afirmou o delegado responsável pelo caso.
Operação Crepúsculo II
A prisão do casal ocorreu durante a deflagração da Operação Crepúsculo II, que teve como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação no Piauí e em outros estados. A ação foi realizada no contexto do Pacto Pela Ordem, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí.
Ao todo, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva nos municípios de Teresina, Picos e Fronteiras, no Piauí, além das cidades de São Paulo e Barueri, no estado de São Paulo.
A operação foi coordenada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Seccional de Picos, com apoio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Diretoria de Polícia do Interior, da Diretoria de Inteligência, do Núcleo de Operações com Cães, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública e da Polícia Militar, que atuou com equipes especializadas.
Segundo o delegado Charles Pessoa, a ação é resultado da integração entre as forças de segurança. “A Operação Crepúsculo II mostra a importância do trabalho conjunto no combate às organizações criminosas que atuam de forma interestadual, garantindo mais segurança à população”, destacou.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.