Casa de Mel equipada com tecnologia inovadora no Piauí é entregue pela Codevasf

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a apicultura piauiense.

Casa de Mel equipada com tecnologia inovadora no Piauí é entregue pela Codevasf. | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Piauí, realizou, na última sexta-feira (29), no município de Simplício Mendes, a entrega de Unidade de Extração dos Produtos das Abelhas (Uepa), conhecida como Casa do Mel. 

Construída com tecnologia inovadora no estado, a estrutura oferece melhores condições higiênico-sanitárias em comparação aos moldes convencionais. Montada em contêineres laváveis, a Uepa foi destinada à Associação de Pequenos Produtores da Comunidade Betânia, que possui 18 apicultores cadastrados. A entidade trabalha com 900 colmeias que produzem, em média, 14 toneladas do produto por ano.

Casa de Mel equipada com tecnologia inovadora no Piauí é entregue pela Codevasf./Foto: Reprodução

A ação também conta com a entrega de uma centrífuga, uma mesa desoperculadora, duas bandejas para recebimento de melgueiras e dois tanques decantadores. Ao todo, foi investido cerca de R$ 160 mil na Casa de Mel e nos equipamentos. A iniciativa da Codevasf tem o objetivo de fortalecer a apicultura piauiense. 

“Essa é a atividade produtiva que mais recebeu apoio desde a instalação da Companhia no Piauí, tendo em vista que somos o maior produtor e exportador de mel no país. Os apicultores de Simplício Mendes contribuem para esse ranking e com uma Casa do Mel, moderna e equipada, será relevante o impacto socioeconômico para a comunidade e, consequentemente, para o município”, explica o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho.

Casa de Mel equipada com tecnologia inovadora no Piauí é entregue./ Foto: Reprodução

Entre os apicultores beneficiados com a Casa de Mel está Cosme de Souza Rodrigues, que iniciou na atividade há 14 anos. “Nossa comunidade toda está feliz e veio acompanhar a entrega desses contêineres. Hoje, minha principal fonte de renda é o mel. Através disso, hoje sustento meus dois filhos, esposa, compro veículos e invisto no setor”, disse.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a apicultura piauiense. /Foto: Reprodução

A entrega da Uepa em containers está inserida na programação do Intercâmbio do Mel, que reuniu especialistas, técnicos e autoridades políticas de diversos estados brasileiros, como Roraima, Santa Catarina e Maranhão. Sediado no Piauí, na semana passada, o encontro focou nas experiências exitosas da apicultura que servirão de modelo para as demais regiões do país.

A entidade trabalha com 900 colmeia./ Foto: reprodução

Mel do Piauí é destaque nacional

O Piauí é destaque nacional na apicultura. Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do IBGE, divulgada recentemente, em uma década houve um crescimento de 432% na produção de mel piauiense, maior indicador do país. Ainda de acordo com o levantamento, o município de São Raimundo Nonato (PI) é o terceiro maior produtor do Brasil.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES