SEÇÕES

Capadócia Nordestina no coração do Piauí: ecoparque fica a 300 km de Teresina

Situado em São José do Piauí, o local é um ecoparque, voltado para o turismo sustentável e a preservação ambiental.

Capadócia Nordestina no coração do Piauí: ecoparque voltado para o turismo sustentável | Foto: Genilson Rodrigues
Siga-nos no

Para os aventureiros e apaixonados por paisagens impressionantes, o Piauí oferece um destino fascinante: a chamada “Capadócia Nordestina”, localizada no município de São José do Piauí, a 296 km de Teresina. 

O atrativo turístico, também conhecido como Sítio Luz, Cidade Encantada ou Três Irmãos, ganhou esse nome devido às suas formações rochosas únicas, que remetem à famosa Capadócia da Turquia, na Europa e na Ásia.

VOLTADO PARA O TURISMO SUSTENTÁVEL

Situado no bioma Caatinga, o local é um ecoparque, voltado para o turismo sustentável e a preservação ambiental, pois apresenta paredões de até 100 metros de altura e formações esculpidas ao longo de mais de 300 milhões de anos. Elas são o resultado da ação da erosão da água e do vento, transformando a paisagem em um verdadeiro espetáculo natural.

ATIVIDADES AO AR LIVRE E CULTURA

O destino oferece diversas atividades ao ar livre, como trilhas, escaladas e passeios de bicicleta, permitindo que os visitantes contemplem suas impressionantes formações rochosas. Além disso, proporciona uma experiência cultural autêntica, com a oportunidade de conhecer a história e as tradições locais, além de saborear a culinária típica da região.

Foto: Genilson Rodrigues 

VISITAÇÃO

Para garantir a conservação da área, o acesso é permitido apenas com um guia de turismo cadastrado no ecoparque, e a visita deve ser agendada com antecedência.

“A Capadócia Nordestina é um patrimônio natural que precisa ser preservado. O turismo sustentável ajuda na conservação do meio ambiente, garantindo que a beleza e a biodiversidade do local sejam protegidas para as futuras gerações”, frisou o guia de turismo, Genilson Rodrigues.

INVESTIMENTOS

Durante visita a São José do Piauí, em fevereiro, o governador Rafael Fonteles anunciou investimentos para transformar a Capadócia Nordestina em um polo turístico, em parceria com a prefeitura, gerando mais emprego e renda. Ele destacou o potencial da região para o ecoturismo e turismo de aventura, reforçando a importância da iniciativa para impulsionar o desenvolvimento local.

Aqui temos a Capadócia Nordestina, com suas incríveis formações rochosas. Vamos lançar um programa de turismo para essa região.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também