SEÇÕES

Cão morre acorrentado e sem água em Parnaíba; homem é preso por maus-tratos

Animal foi encontrado em situação extrema de abandono, e suspeito foi preso após denúncia de moradores no Residencial Simplício Dias.

Cão morre após maus-tratos em Parnaíba | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Um cão vítima de maus-tratos morreu após ser encontrado pela Polícia Militar acorrentado e sem acesso à água no sábado (14), no Residencial Simplício Dias, em Parnaíba. Um homem apontado como responsável pelos animais foi preso.

A guarnição recebeu denúncias de que um casal de cães se encontrava em situação extrema de maus-tratos dentro de uma residência. Ainda no local, um dos animais não resistiu e morreu enquanto a equipe de proteção aos animais ainda estava na casa.

O sargento Eudes, da 2ª CIPA, confirmou a morte do animal. “Um dos cães, infelizmente, faleceu em uma situação bem deplorável”, afirmou.

O RESGATE

Para resgatar os animais, a guarnição contou com o apoio da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI) e da ONG Adota PHB, que organizaram um local para que o cão resgatado fosse acolhido.

O animal recebeu os primeiros socorros após ser encontrado pela PM e foi encaminhado a um abrigo.

Os cães foram encontrados em situação precária, sem acesso a cuidados básicos, como alimentação adequada e água potável.

CASOS DE MAUS-TRATOS

Não é a primeira vez que casos de maus-tratos contra animais são registrados na região, o que tem se tornado recorrente. O sargento Eudes alertou que, em apenas uma semana, foi a terceira ocorrência atendida pela equipe.

“Essa semana é a terceira ocorrência de maus-tratos que minha guarnição atende. Já atendemos a morte de três gatos com indícios de envenenamento e a de um cão em Luís Correia”, pontuou.

O agente também fez um alerta à população: “Para as pessoas que adotam cães de grande porte, é preciso avaliar bem a situação. Se você não tem condição de cuidar, não tenha”, afirmou.

COMO DENUNCIAR?

Em casos como esse, a denúncia pode ser feita por meio do Disque Denúncia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por ligação ou mensagem via WhatsApp, no número (86) 9 8112-9958. A denúncia pode ser realizada de forma anônima.

(Com informações do portal Folha do Delta)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também