A 21ª edição do Salão do Livro do Piauí - Salipi foi lançada nesta quarta-feira (02), no Palácio de Karnak com a presença do governador Rafael Fonteles e foi marcado pela divulgação da cantora Vanessa da Mata como grande atração de encerramento. Esse ano o evento, que espera mais de 200 mil pessoas circulando, acontece de 11 a 20 de agosto no Espaço Rosa dos Ventos-UFPI.
A 21ª edição do SaLiPi presta homenagem à Dr.ª Esperança Garcia - primeira advogada do Brasil - e traz como tema: “Com livros há esperança, e com Esperança, liberdade”. Rafael Fonteles, governador do Piauí, lembrou que é professor desde os 14 anos, e que é um entusiasta da educação.
“O Salipi começou com o apoio do nosso governador Wellington Dias, com muitos desafios, todo ano o Estado vai dobrar o valor de apoio ao Salipi para que a gente realmente seja um exemplo para o Brasil e para o mundo”, declarou Rafael Fonteles.
O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, ressaltou que a Seduc levará ações de leitura até o Salão. “É com a leitura que nossos alunos conseguem construir sua própria identidade, por isso que as ações nessa gestão serão fortalecidas fora do ambiente escolar, por isso o Governador apoia ações como a do Salipi”, destacou.
O Presidente da Fundação Quixote, Prof. Kássio Gomes, destacou a importância do cheque-livro, que beneficia cerca de 15 mil estudantes da rede pública estadual e municipal. “É uma forma de fomentar a leitura e promover o acesso democrático ao livro, e também gerar receita para os livreiros”, disse.
O Salipi é uma realização da Fundação Quixote com a UFPI e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria do Estado de Cultura (SECULT) e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e Fundação Monsenhor Chaves (FMC) e apoio do SEBRAE/PI e TRT/PI - 22ª Região.