A 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí, concedeu habeas corpus ao Jairo Jadson da Costa Gonçalves (PODEMOS), candidato a vereador no município de Geminiano nas eleições municipais de 2024. Ele é acusado de lesão corporal, ameaça, constrangimento ilegal, com aumento da violência, dano e descumprimento de medida protetiva de urgência contra a ex-esposa, Maria Hildênia Veloso.
Ele foi solto na última sexta-feira (04), porque a Justiça entendeu que apenas a aplicação de medidas cautelares são suficientes para garantir a segurança da vítima, a ordem pública e o andamento do processo criminal na Justiça.
denúncias
Jairo Gonçalves foi preso em flagrante no dia 26 de setembro, após ter descumprido medida protetiva concedida a ex-companheira dele, Hildênia Veloso.
Conforme a Polícia Civil, ela registrou denúncias de agressão nos dias 12, 23 e 25 de setembro. Então, ele já estava sob uma medida protetiva, que determinava que ele mantivesse distância da ex-companheira.
No entanto, no dia 25 de setembro, a vítima foi até a Delegacia da Mulher em Picos, acompanhada por Jairo e seu advogado, com o objetivo de modificar uma denúncia anterior. Durante o atendimento, ela conseguiu sinalizar para os policiais que estava sendo coagida, revelando que havia sido forçada a ir até a delegacia para retirar as acusações contra ele.
FUGA E CAPTURA
Ao perceber que os policiais estavam prestes a agir, Jairo fugiu do local, deixando o advogado para trás. No dia seguinte, ele foi encontrado na casa de Hildênia, onde foi preso por descumprir a medida protetiva.