O Hospital Getúlio Vargas (HGV) em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), vai promover nesta quarta-feira (24/09), a campanha "De Olho nos Olhinhos”. A iniciativa oferece avaliação oftalmológica voltada para crianças de zero a cinco anos e visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças oculares ainda na primeira infância. Os atendimentos serão realizadas no Ambulatório Azul do hospital, a partir das 7h.
No total, serão disponibilizadas 100 consultas gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os responsáveis devem comparecer com antecedência ao Setor de Oftalmologia do Ambulatório do HGV para realizar a marcação e garantir o atendimento. No dia da consulta, é preciso se atentar a documentação necessária: comprovante da marcação e a documentação da criança.
De acordo com a oftalmologista Namir Santos, a campanha visa, principalmente, alertar pais e cuidadores sobre o retinoblastoma, o tipo de tumor ocular maligno mais comum em crianças. “O diagnóstico precoce é fundamental para a cura do retinoblastoma. Queremos alertar sobre a necessidade do exame oftalmológico desde os primeiros anos de vida”, destacou a médica.
Cuidado especializado
Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, a campanha é uma oportunidade para a população ter acesso a um atendimento especializado via SUS. “Essa é uma ação social que busca ampliar o acesso aos cuidados com a saúde ocular das crianças. É fundamental que os responsáveis fiquem atentos à data e levem os documentos necessários no dia da consulta”, explicou a gestora.
Problemas oculares na primeira infância podem ser difíceis de serem identificados, muitas vezes por se manifestar através de sinais comportamentais que passam despercebidos, como aproximar-se muito dos objetos, esfregar os olhos, mau desempenho escolar ou queixas de dores de cabeça. A detecção precoce é crucial para evitar deficiências visuais permanentes e garantir o desenvolvimento adequado da criança.