SEÇÕES

Campanha Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes começa nesta segunda (06)

Ação acontece até 31 de outubro e tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos com vacinas atrasadas ou incompletas

Imunização para crianças e adolescentes | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Nesta segunda-feira (06/10) inicia a Campanha Nacional de Multivacinação em Teresina. A ação visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos que estão com doses atrasadas ou incompletas. Conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a imunização acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e também em um posto especial no Teresina Shopping.

As UBSs vão funcionar de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Já o ponto de vacinação no Teresina Shopping estará aberto das 13h às 18h nos dias úteis e das 10h às 20h aos sábados, facilitando o acesso para pais e responsáveis que não podem comparecer durante o horário comercial.

A campanha segue até 31 de outubro, comtempla 18 vacinas do calendário infantil e tem como foco crianças de até 10 anos. Entre os imunizantes disponíveis estão BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP (Poliomielite inativada), Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP e Hepatite A.

Imunização (Foto: Reprodução)

Cobertura vacinal em Teresina

De acordo com FMS, os índices de cobertura vacinal apresentaram queda em comparação com o ano passado. A imunização contra a pneumonia (vacina pneumocócica), por exemplo, caiu de 96% em 2024 para 83% em 2025. Apesar disso, os números permanecem dentro da média nacional estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, ressaltou a importância da participação da comunidade. “Estamos unindo esforços para melhorar estes índices no último quadrimestre do ano, mas precisamos do apoio da população para garantir a proteção de todos”, afirmou.

A Campanha de Multivacinação em Teresina busca ampliar a imunização infantil e reforçar a importância das vacinas como forma de prevenção contra doenças já controladas no Brasil.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também