Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada no Piauí

O período para comprovação da vacinação também teve a data prorrogada até o dia 15 de julho

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa é prorrogada no Piauí | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), anunciou a prorrogação da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Piauí. Os pecuaristas agora têm o prazo estendido até 30 de junho para realizar a vacinação e até 15 de julho para realizar a certificação por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi). 

A medida foi definida após solicitação da Sada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “O motivo principal da nossa solicitação ao ministério é evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal. Também se deu pela dificuldade do setor privado em relação à logística, em fazer a vacina chegar até os produtores e fazendas que estavam demandando. Portanto, com essa nova data, o pecuarista poderá vacinar o seu rebanho com mais tranquilidade”, disse o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

O gestor reforçou a importância da cobertura vacinal para o Piauí. “No ano passado, conseguimos fazer uma cobertura de 93%, para 2023 a meta é chegar a 95%. Esse é um passo importante para que o estado conquiste o status de área livre de febre aftosa sem vacinação até 2025”, completou o secretário.

A Adapi também ressalta que a não realização da vacinação acarretará em possíveis multas aos produtores, além de impedir a comercialização e transporte dos animais, pois a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) será inviabilizada. É importante ressaltar que os produtores precisam apresentar a comprovação da vacinação para acessar financiamentos junto aos bancos e adquirir milho na Conab, utilizado na produção de ração animal.

Rafael Fonteles: meta é ter rebanho livre da aftosa sem vacinação até 2025

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que o Piauí está empenhado em alcançar a meta de tornar o rebanho bovino livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação até o ano de 2025. A campanha foi lançada oficialmente na zona rural de Teresina. A meta é vacinar cerca de 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias.   

O chefe do Executivo Estadual acrescentou que a vacinação é muito importante para a próxima fase que o Piauí viverá, que é a industrialização da carne produzida na região. “Vamos ter frigoríficos [industriais] em Ribeiro Gonçalves, Socorro do Piauí e Uruçuí, queremos ter também aqui na região de Teresina, em Campo Maior e no Médio Parnaíba”, disse.  

(Com informações da Adapi)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES