A Campanha da Fraternidade 2024 foi lançada na manhã desta quinta-feira (15) na residência episcopal, localizada na Avenida Frei Serafim. O tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos", vem defender a cultura do encontro e da empatia.
A Campanha da Fraternidade existe desde 1964 e este ano celebra os 60 anos de mobilização em todo o Brasil. O tema de 2024 é inspirado no documento Fratelli Tutti - encíclica do Papa Francisco em que o pontífice indica a fraternidade e a amizade social para a construção de um mundo melhor, pacífico e com mais justiça.
O arcebispo Dom Juarez, disse em sua fala, que é preciso fortalecer o ciclo de amizade para o bem querer ao outro. "Devemos usar nossa rede social para contribuir com as relações fraternas e combater a inimizade social, a violência e a corrupção", disse. Ele ressaltou, ainda, a conversão pessoal e comunitária. “O ideal cristão é a inclusão, a cooperação e a comunhão, e não a indiferença, não o abate, não a eliminação”, destacou.
Marcaram presença no lançamento, o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, o coordenador arquidiocesano da campanha, Gilberto Penha, a secretária de Assistência Social, Regina Sousa, a secretária das Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes, representando o Governo do Estado, os deputados Fábio Novo e Bárbara Soares, a ex-deputada Lucy Soares e Allan Cavalcante da Semcaspi, representando a Prefeitura de Teresina.
A secretária das Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes, representou o governador do Piauí, Rafael Fonteles, no lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, nesta quinta-feira (15).
Segundo a secretária Núbia Lopes, o tema da Campanha deste ano faz uma reflexão para que o cristão se torne cada vez mais irmanado no amor de Jesus, para que possa trabalhar, as famílias, os amigos e a comunidade, levando a mensagem de amor ao próximo, de amizade e de solidariedade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, A Campanha da Fraternidade 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos” (cf. Mt 23, 8) e traz consigo, "o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço", nos interpelando para a comunhão e a solidariedade, e mostrando que a conversão passa pela experiência da humildade, da aceitação do outro e da alegria do encontro que vem da ressurreição.
A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma um convite de conversão, à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs. Além de aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado sociedade brasileira e o mundo.