Um caminhoneiro foi autuado na tarde de ontem (13) com 2 comprimidos de Nobésio Extraforte, popularmente conhecido como rebite. A droga faz parte da família das anfetaminas e serve para deixar o usuário acordado por mais tempo. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 316, em Teresina.
Os agentes abordaram durante as fiscalizações de rotina um veículo modelo Volvo/FH12 que vinha de Sobral (CE) com destino a Pastos Bons (MA). A equipe fez procedimentos de rotina e identificou irregularidades em relação ao descanso do motorista e o homem de 41 anos foi questionado sobre a presença de substâncias ilícitas no carro.
O motorista apresentou uma garrafa de água contendo 2 comprimidos de Nobésio Extraforte. O rebite serve como inibidor de sono e também para prolongar o tempo acordado e permitir que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar graves acidentes.
Diante dos fatos, foi constatada a ocorrência de porte de droga para consumo pessoal. Na ocasião, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento do Art. 28 da Lei. 11.343/06. O homem se comprometeu a comparecer em audiência judicial referente à prática delituosa.