Liderando o ranking novamente das cidades mais quentes do Brasil, Oeiras, no Sul do Piauí, atingiu a temperatura de 41,7°C. A lista foi emitida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e as máximas foram registradas até às 15h desta terça-feira (10). Outras três cidades piauienses apresentaram temperaturas acima de 40°C.
O mês de outubro mal começou e a primeira capital piauiense já está se destacando com as temperaturas elevadas. Conforme apurado pelo Meionorte.com, os dados apontaram a cidade como a mais quente do país do dia 02 ao dia 06. Na segunda-feira (09) também não foi diferente. O município apresentou 41,7°C.
CONFIRA A LISTA:
Oeiras (PI): 41,7°C
São João do Piauí (PI): 41,5°C
Ibotirama (BA): 40,8°C
São Romão (MG): 40,8°C
Formosa do Rio Preto (BA): 40,7°C
Picos (PI): 40,6°C
Castelo do Piauí (PI): 40,4°C
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH/PI), a cidade de Oeiras registrou a maior temperatura da história no dia 25 de setembro deste ano, com a marca de 42,4 °C. A última vez que a cidade teve medição tão alta, foi em outubro de 2016. Também na segunda-feira, a capital Teresina bateu o recorde do ano, com 40,2 °C.
A Semarh informou ainda que os prognósticos indicam ocorrência de temperaturas acima da média. Os modelos de previsão apontam ainda que os valores observados na temperatura podem exceder a média em mais de 2ºC na porção que se estende do centro ao sul do Piauí. Estima-se que o mês de Outubro será o mais quente do trimestre.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
O INMET divulgou ainda um balanço para os próximos dias. Onde para o Nordeste, até o dia 16, a previsão é de tempo seco e sem chuva, além de baixos valores de umidade relativa, principalmente, em áreas do Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região. Do dia 17 ao dia 25, a previsão se repete.