Calor aumenta e baixa umidade atinge quase todas as cidade do Piauí; veja a previsão

O órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou que a umidade relativa do ar pode cair para 12% em alguns municípios

Calor aumenta e baixa umidade atinge quase todas as cidade do Piauí | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido à baixa umidade em quase todo o estado do Piauí. O aviso é válido das 10h às 21h desta quarta-feira (11).

O QUE ACONTECEU

O órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária comunicou que a umidade relativa do ar pode cair para 12% em municípios situados no Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do estado do Piauí.

Cabe ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade esteja entre 50% e 60% para garantir a saúde de humanos e animais.

TEMPERATURA

Em Teresina, a previsão é de que a temperatura chegue a 38°C nesta tarde. Em cidades como Piripiri, Bom Jesus, Oeiras e Campo Maior, termômetros também podem se aproximar dos 40ºC.

Risco de Incêndios

O Inmet também alerta para o risco de incêndios florestais e possíveis impactos na saúde, como doenças respiratórias e dores de cabeça. 

As orientações incluem beber bastante água, usar hidratantes para a pele e umidificar o ambiente. É recomendável evitar atividades físicas intensas, exposição direta ao sol e bebidas diuréticas, como café e álcool. Também é importante seguir as recomendações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

OUTROS ESTADOS

Desde o último domingo (1º), o Inmet tem emitido alertas sobre o grande perigo causado pela baixa umidade em quase todo o estado de Goiás (exceto o sul), e partes da Bahia (oeste), Maranhão (sul), Tocantins (metade sul, incluindo a capital), Mato Grosso (leste), São Paulo (área de divisa com Minas Gerais) e Minas Gerais (centro e leste, incluindo a capital). Por lá, as queimadas têm aumentado a sensação de tempo abafado.


Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES