Lourença, a cadela que teve o focinho decepado em São Lourenço do Piauí, passou por uma cirurgia para reconstrução da face nesta terça-feira (11). No procedimento, que durou cerca de três horas, foi feita a fixação de placas e uma cesariana, já que ela estava prenhe. Dos cinco filhotes, dois não resistiram.
Mesmo com a cirurgia bem-sucedida, Lourença está anêmica e precisará de uma transfusão de sangue. As próximas 72 horas serão decisivas para sua recuperação.
Resgate e luta pela vida
A cadela foi violentada na última sexta-feira (7). Diante da gravidade dos ferimentos, foi levada por protetores de animais para uma clínica veterinária em Petrolina (PE), onde recebe cuidados especializados.
Eliane Oliveira, que ajudou no resgate, disse que ficou em choque com o estado do animal. “São anos acompanhando resgates, mas nunca vi algo tão cruel. A recuperação dela vai ser longa, mas estamos lutando para que tenha uma nova chance”, afirmou.
Indignação e investigação
O crime gerou revolta e foi duramente condenado pela Prefeitura de São Lourenço do Piauí e pela OAB de São Raimundo Nonato. Ambas cobraram a responsabilização do agressor.
Maus-tratos contra animais são crime no Brasil e podem resultar em pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa. O caso segue sob investigação, e os protetores pedem justiça. Enquanto isso, Lourença segue em recuperação, recebendo alimentação por sonda e seringa.