O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou nesta sexta-feira (19/09) a importância das políticas de inclusão durante a entrega de equipamentos de órtese e prótese no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), em Teresina. A ação, no valor de R$ 1 milhão, foi viabilizada por emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias.
Segundo Dias, a iniciativa reflete a integração entre União, Estado e municípios, além de garantir que os recursos fossem assegurados para atender pessoas com deficiência em diferentes regiões. Para o ministro, os equipamentos representam autonomia.
“Cadeira de rodas não é só lugar de sentar, é os próprios pés, é a condição de ir na rua, de poder ter autonomia, ou ajudado por alguém. Essa entrega é forte porque não se trata apenas de distribuir equipamentos, mas de oferecer materiais adequados cientificamente às necessidades de cada pessoa. É a integração do governo do presidente Lula com o governo do Estado, os municípios, entidades e a área técnica que dá toda a assistência”, ressaltou.
Avanços para a assistência social
Na ocasião, o ministro também anunciou novos avanços na área da inclusão. “Recentemente comemoramos a inauguração do Centro do Autismo e, em breve, teremos também o Centro do Idoso e o Centro de Saúde Mental, para que o Piauí esteja cada vez mais preparado para atender a população”, completou.