Cachorros foram resgatados na manhã desta quinta-feira (8) de um canil clandestino no município de Parnaíba, no litoral do Piauí, durante a operação “Lucro Sujo”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública. Em vídeos, é possível ver as condições precárias nas quais os animais viviam. Em um deles, um cão aparece tremendo.
Conforme o delegado Renato Pinheiro, as irregularidades foram comprovadas, inclusive com o auxílio de imagens captadas por drone, que evidenciaram o sofrimento dos animais mantidos no local, sem condições mínimas de higiene nem estrutura adequada para a manutenção.
“As imagens confirmaram a existência de maus-tratos, com animais em condições inadequadas, sem higiene e sem os cuidados necessários”, destacou o delegado.
As investigações apontam que o canil funcionava sem autorização administrativa, como alvará de funcionamento, licença dos órgãos sanitários e médico-veterinário responsável. Ao todo, foram constatadas situações de maus-tratos envolvendo 10 animais.
PESSOAS FORAM AUTUADAS EM FLAGRANTE
A SSP informou que duas pessoas responsáveis pelo canil foram identificadas e autuadas em flagrante, e devem responder por crimes ambientais, conforme a legislação vigente.
OPERAÇÃO E DENÚNCIAS
O objetivo da ação, que ocorreu de forma integrada por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, é atuar no combate a crimes de maus-tratos contra animais domésticos no município litorâneo. A população pode colaborar por meio de denúncias anônimas, pelos seguintes canais de comunicação:
- bit.ly/denunciapcphb
- (86) 99557-2241