Com o objetivo de combater a prática da caça ilegal, a Policícia Militar do Piauí, através da 1ª CIA Independente de Policiamento Ambiental de São Raimundo Nonato, em uma operação conjunta com o ICMBio, realizou a apreensão de diversas armas de fogo e animais abatidos na região do Parque Nacional Serra das Confusões, Sul do Piauí.
Na ação, que aconteceu entre os dias 09 e 13 deste mês (novembro), quatro caçadores foram localizados. Logo após, eles foram autuados com multas que variaram de R$ 2 a R$ 10 mil. Conforme as autoridades, foram apreendidos um tatu, duas aves da espécie Zabelê e uma codorniz, todos abatidos.
A polícia informou ainda que 4 espingardas, de calibres 32, 20, 36, bate bucha, além de uma motosserra e outros equipamentos de caça também foram encontrados. Todos os animais e materiais apreendidos estavam sob posse de caçadores, contra os quais foram tomadas todas as medidas cabíveis perante a lei.
Segundo a lei N° 5.197, de 3 de janeiro de 1967, Art. 1º: Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha.
SERVIÇO DE PROTEÇÃO: PM capacita mais de 100 agentes para expandir a Patrulha Maria da Penha no Piauí
A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), finalizou nesta quinta-feira (23), o II Curso de Capacitação ao Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. Mais de 100 policiais militares foram capacitados para atuar na Patrulha Maria da Penha e em seus serviços.
De acordo com a Coronel Elza Rodrigues, Comandante do CPCOM, a meta de descentralizar a patrulha da capital já foi atingida, com as bases de Piripiri, Parnaíba, Floriano e Picos. Com o curso e os novos formados, o objetivo é levar o serviço para os batalhões de todo o estado.