Uma operação, denominada "Boca Fechada", foi deflagrada nesta quinta-feira (6), para combater o tráfico de drogas e desarticular bocas de fumo ligadas à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em Teresina (PI). Até o momento, mais de 10 pessoas foram presas em um único endereço, e mais de 10 kg de entorpecentes foram apreendidos.
Em entrevista ao MeioNews, o delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico do Piauí, reforçou que a ação faz parte do pacto pela ordem e coordenada pela Secretaria de Segurança, integrando a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, com mais de 150 agentes.
“Foram 30 mandados de buscas cumpridos na manhã de hoje. Seguramente vamos ter aí mais de 10 indivíduos presos entre homens e mulheres já em apenas em um endereço. Encontramos mais de 10 kg de droga, mas foram cumpridos as buscas em toda a cidade de Teresina”, disse o delegado.
A autoridade destacou que a operação é fruto de um trabalho coordenado e planejado. Segundo ele, a ação ainda está em andamento, e novas prisões podem ocorrer. “As equipes ainda estão em campo e portanto o resultado é apenas parcial”, afirmou.
“No aspecto financeiro, capital oculto. No aspecto da pequena venda ao consumidor final, boca fechada. Então, semanalmente, essas ações, elas têm acontecido em muitas semanas, mais de uma vez por semana. Então, um trabalho que proporcionalmente é progressivo. Então, o foco principal é a atividade de sufoco, dificultando a vida criminosa daqueles delinquentes, destacadamente os que integram facções criminosas”, finalizou a autoridade.