SEÇÕES

BO Fácil dispara no Piauí: ferramenta por WhatsApp supera 50 mil atendimentos e vira modelo nacional

O diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, afirma que o sistema rompe barreiras e moderniza o atendimento policial.

BO Fácil do Piauí supera 50 mil atendimentos via WhatsApp | Foto: Divulgação/SSP-PI
Siga-nos no

O BO Fácil, ferramenta de inteligência artificial criada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí para registrar boletins de ocorrência e denúncias pelo WhatsApp, ultrapassou a marca de 50 mil atendimentos desde o lançamento. Os dados atualizados até novembro mostram 21.504 ocorrências registradas, em um modelo considerado inovador no Brasil. A tecnologia aproxima o cidadão das forças de segurança e permite registrar fatos enquanto eles acontecem, enviando fotos, vídeos, áudios e localização em tempo real.

O diretor de Inteligência da SSP, delegado Anchieta Nery, afirma que o sistema rompe barreiras e moderniza o atendimento policial. “O BO Fácil é uma ferramenta de segurança pública única no Brasil, conectando o cidadão às forças de segurança por meio do WhatsApp, que é o aplicativo de mensagem mais usado. E lá a gente tem vários serviços. O cidadão pode fazer uma denúncia anônima, registrar uma ocorrência policial, sem precisar se deslocar à delegacia, e ainda fazer um acionamento de emergência”, ressalta.

O levantamento mostra que 22,3% das ocorrências envolvem perda ou extravio de documentos e objetos, liderando o ranking dos registros. Em seguida aparecem estelionato, com 17,8%, roubo e ameaça empatados com 9%, furto com 7,2%, acidentes de trânsito sem vítima com 6,7% e violência doméstica contra a mulher com 4,2%. O sistema já validou 16.538 dessas ocorrências desde sua criação.

Em novembro, o volume de registros chegou a 3.873, enquanto os atendimentos totais alcançaram 8.693 no mesmo período. A média de 362 atendimentos por dia, sendo 159 ocorrências formalizadas diariamente, mostra que o atendimento digital está se consolidando como opção prática, rápida e segura para a população.

Lançado em 30 de junho, o BO Fácil reforça o uso da tecnologia como ferramenta de apoio às investigações e ao atendimento emergencial. O serviço permite registrar crimes sem a necessidade de deslocamento imediato a uma delegacia, acelerando o início das apurações e reduzindo a demanda presencial.

A SSP afirma que o objetivo agora é ampliar as funcionalidades e expandir a capacidade de análise do sistema, que já se tornou um dos projetos de digitalização mais bem-sucedidos da segurança pública no Piauí. “Esse projeto só foi possível porque a Secretaria de Segurança financiou pesquisa científica e fez desenvolvimentos próprios de inteligência artificial, que possibilitam essa interação direta do cidadão com a segurança. A gente vai continuar investindo em pesquisa para poder embarcar mais serviços da segurança pública no celular dos três milhões de cidadãos piauienses”, afirma o delegado.

Como funciona

O cidadão envia uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp 0800 086 0190 com a descrição do fato, data, local, envolvidos e objetos relacionados. O sistema formaliza o boletim, gera automaticamente um protocolo em PDF e envia o documento pelo próprio WhatsApp. Em casos de denúncia, o sigilo da identidade é garantido.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também