Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiram salvar um bebê, de 32 dias de vida, que estava engasgado. O caso foi registrado na última sexta-feira (12), no posto de fiscalização localizado na BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão.
A criança foi levada até o local pelos avós. Câmeras de segurança registraram o momento que eles chegam no local e informam o que aconteceu aos agentes. Em seguida, um dos agentes segura o bebê no colo e inicia o procedimento para salvá-lo.
A técnica usada foi a 'manobra de Heimlich', procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Apesar do susto, o bebê encontra-se bem e fora de perigo.
A PRF informou que, outro caso, foi registrado no início de junho, onde outro agente da PRF salvou um bebê de apenas 1 mês de idade que estava em estado de asfixia por engasgo na cidade de Colônia do Gurguéia (PI).
Recentemente os agentes participaram de um curso detalhado de atualizações de técnicas de atendimento pré-hospitalar, dentre eles, salvamento de vítimas de engasgo, rememorando os ensinamentos do Curso de Formação e preparando-se para situações de emergência como essa.
"A regional tem investido em treinamentos especializados e atualizações de protocolos, contando com o auxílio de colegas que fazem parte do quadro de servidores da Superintendência da PRF do Piauí e são instrutores da disciplina de APH (atendimento pré-hospitalar)", disse a PRF.