
Uma barragem com mais de 50 metros de extensão e um bar foram encontrados na região do Parque Estadual Serra do Santo Antônio, em Campo Maior. A área é uma Unidade de Conservação sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), que informou que as estruturas serão removidas.
DENÚNCIA
Segundo a secretaria, a Direção de Fiscalização recebeu uma denúncia feita por moradores da região. Durante a primeira fiscalização realizada pelos auditores da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), foi constatado que uma pessoa estava construindo um bar no local.
O diretor de Fiscalização da Semarh, major Marinho, relatou que no momento da vistoria, houve resistência à fiscalização, mas que os agentes realizaram a autuação. Além disso, o responsável não apresentou defesa, o que levou à continuidade do processo sem a sua participação.
BARRAGEM
Após novas denúncias, a equipe encontrou uma pequena barragem. Ao notarem, que o fluxo de água estava reduzido, realizaram uma inspeção mais aprofundada na região e descobriram outra barragem, com um volume maior, dentro da Unidade de Conservação, localizada próxima ao sopé da serra, onde obstruía o leito natural do rio.
Foi iniciado um relatório circunstanciado pela auditoria da Semarh, enquanto a Polícia Ambiental também elaborou um parecer técnico. O órgão ainda informou que na próxima vistoria, já está prevista a remoção da barragem e de outras estruturas irregulares.
Além disso, o caso será levado à Delegacia de Polícia do Meio Ambiente para que seja encaminhado ao Ministério Público e as devidas medidas legais sejam adotadas contra os responsáveis.