Durante o primeiro final de semana do mês de novembro de 2024, Teresina registrou um cenário de horror. Ao todo, seis pessoas foram violentamente assassinadas na capital piauiense. Nesta segunda-feira (04), o delegado Francisco Costa, conhecido como Barettâ, coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), ressaltou que a polícia está encaminhando as investigações acerca dos crimes.
“Nós estamos investigando. Já distribuímos as ocorrências para as delegacias do DHPP, para que todos os delegados ajam imediatamente. Não foram homicídios ou ocorrências localizadas, foi em diferentes pontos de Teresina. Portanto, nós estamos investigando. Você verifica que, hoje, no estado do Piauí nenhuma ocorrência de homicídio vai para a cifra negra [porcentagem de crimes não solucionados ou punidos], todas elas têm o registro e são devidamente apuradas", disse o delegado.
MORTE DE IRMÃOS
A primeira ocorrência aconteceu pela manhã do sábado (02), no bairro Renascença II, zona Sudeste da Capital. Uma discussão entre irmãos terminou com ambos mortos. Conforme as investigações, onde Raimundo Leonardo teria esfaqueado o irmão, João Gabriel Ramos, e em seguido tirado a própria vida. " Polícia nenhuma do mundo resolveria esse caso a não ser Deus", frisou o delegado.
O coordenador do DHPP ainda explicou que Raimundo atingiu a vítima fatalmente o tórax "que dilacerou praticamente o coração". A esposa de João Gabriel conseguiu escapar pulando um muro e pedindo ajuda aos vizinhos. O caso está sendo investigado pela delegacia de homicídios da zona Sudeste, sob o comando do delegado Bruno Ursulino.
ENVOLVIMENTO COM O MUNDO DO CRIME
Após este primeiro caso, outros três homicídios foram registrados no sábado (02). Pela tarde, dois homens em motocicletas foram baleados no bairro Alto da Ressurreição, zona Sudeste. Um deles morreu no local e estava usando tornozeleira.
Em sequência, Davi Almeida da Silva, de 27 anos, com passagens pela polícia, foi executado com tiros na cabeça dentro de sua residência na Vila Dagmar Mazza, zona Sul da capital. "Um indivíduo que tinha uma boca de fumo e evidentemente foi morto pelo desafeto", explicou o delegado.
Durante a noite, João Francisco Lima Ferreira foi morto e outro homem ferido a tiros na Rua Alcides Freitas, no Morro da Esperança, zona Norte. Segundo testemunhas, um carro se aproximou e o ocupante abriu fogo contra as vítimas. João ainda tentou se socorrer.
O quinto homicídio do fim de semana foi registrado na manhã deste domingo (3) no bairro Parque Alvorada. O corpo de um homem, conhecido como "Dijé", foi encontrado em uma rua da região. Na zona Leste de Teresina, no bairro Pedra Mole, João Ricardo, foi morto a tiros. Seu corpo foi encontrado pela manhã por populares.
Barettâ esclareceu que apenas uma das vítimas assassinadas não possuía envolvimento com a criminalidade.
“E a gente verifica que, fora esses casos onde esses dois rapazes, o homicídio e um suicídio, são pessoas que já são envolvidas no submundo do crime, que nós só esperamos os três "C" que é cadeia, caixão, e a outra resposta está com eles”, acrescentou o delegado.