Banco Vermelho: ação para incentivar denúncias de feminicídio no estado

O banco é um convite à sociedade a repensar práticas misóginas que cotidianamente vitimizam mulheres.

Banco Vermelho: ação para incentivar denúncias de feminicídio no estado | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da inauguração, nesta segunda-feira (17), do Banco Vermelho no Parque Potycabana, em Teresina. Este projeto, desenvolvido pelo Instituto Banco Vermelho, tem como objetivo a redução total dos feminicídios por meio de ações educativas de prevenção e oferece canais de ajuda para mulheres em situação de violência.

A mensagem do Banco Vermelho é de sensibilização da população. “Sentar e refletir. Levantar e agir”, diz. O banco é um convite à sociedade a repensar práticas misóginas que cotidianamente vitimizam mulheres, destacando que a misoginia é um dos primeiros sinais que pode levar ao feminicídio. Além disso, o banco fornece informações sobre como denunciar a violência no estado, juntamente com frases de reflexão que ajudam as mulheres a perceber as situações ou relações e saírem do ciclo de abusos.

Na ocasião, Isabel Fonteles falou do compromisso de expandir a conscientização, colocando Bancos Vermelhos dentro das escolas. Segundo ela, a violência de gênero deve ser discutida desde a infância para formar adultos empáticos e conscientes do grave problema da misoginia e do feminicídio.

Banco Vermelho: ação para incentivar denúncias de feminicídio no estado - Foto: Ascom

“O Banco Vermelho é uma intervenção urbana que visa chamar a atenção da sociedade civil para o enfrentamento da violência contra a mulher. Os números continuam subindo e são alarmantes, e nós, mulheres, precisamos nos mobilizar para fortalecer a luta,” explica Brenda Carvalho, diretora de Defesa Social da SSP. Ela acrescenta que a Secretaria de Segurança está totalmente à disposição para apoiar esse projeto, em conjunto com a Secretaria das Mulheres.

Banco Vermelho: ação para incentivar denúncias de feminicídio no estado - Foto: Ascom

O Parque Potycabana, um espaço de lazer para todas as idades, foi escolhido estrategicamente para a instalação deste primeiro Banco Vermelho do estado, visando disseminar a mensagem de enfrentamento e combate às violências. Este local busca encorajar as mulheres em situação de violência a romperem o ciclo e se libertarem do abuso que sofrem.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES