A bancada federal do Piauí e o governador Rafael Fonteles obtiveram sucesso na manutenção da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Piauí. A conquista foi resultado de uma série de reuniões lideradas pelo coordenador da bancada, o deputado federal Florentino Neto (PT/PI).
Na tarde da última terça-feira (9), os deputados Florentino Neto e Jadyel Alencar e o representante do governo do estado, Erick Elysio, participaram de uma audiência definitiva na ANM. Durante o encontro, eles receberam do diretor Mauro Henrique Moreira a garantia da permanência da Agência no estado.
A manutenção ocorrerá até outubro na estrutura atual, seguida pela implementação de uma nova estrutura com novos servidores.
As negociações começaram no início da semana passada, logo após a publicação de uma portaria que determinava o fechamento da ANM no Piauí.
Os representantes da bancada e o governador se reuniram com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para buscar uma solução para o problema. Na semana anterior, os encontros foram com o Secretário Especial de Assuntos Parlamentares, Valmir Prascidelli, e com o diretor-geral da ANM, Mauro Henrique Souza.
Florentino Neto afirmou que o Estado não pode sofrer mais perdas. “Não vamos aceitar esse retrocesso em um momento em que nosso estado está em um estágio de desenvolvimento significativo e com vários empreendimentos de mineração em fase de instalação’’, pontuou.