No domingo (25), aeronaves com destino à Fortaleza (CE) tiveram que realizar pouso na cidade de Teresina por conta do mau tempo na capital cearense. As companhias aéreas Azul e Latam relataram condições climáticas adversas para a mudança da rota. Também devido aos temporais, algumas aeronaves ficaram orbitando (dando voltas no céu) até conseguirem autorização para pousar.
A Azul informou que, por conta de condições climáticas adversas em Fortaleza, precisou alterar o voo do trecho Juazeiro do Norte/Fortaleza para Teresina, onde foi realizado reabastecimento, retornando em seguida para Fortaleza.
A companhia destacou que todos os clientes receberam toda a assistência necessária e que medidas como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações.
A LATAN disse que alguns de seus voos tiveram que ser cancelados ou desviados para outros aeroportos por conta das fortes chuvas na capital cearense. A companhia informou que prestou toda a assistência necessária aos passageiros e que foram adotadas todas as medidas de segurança técnicas e operacionais.
Segundo a Fraport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, a Torre de Controle fornece alertas sobre as condições, sendo a decisão de pousar ou não exclusivamente do piloto, com base em seu treinamento e nas características da aeronave.