Autores de chacina na zona Norte de Teresina são indiciados por assassinatos

A onda de assassinatos provocada pelos membros do PCC começou após a esposa grávida de um dos acusados ser assassinada por rivais do Bonde dos 40.

Montagem mostra os acusados Israel de Assis Damasceno dos Santos e Marciel de Oliveira Costa, respectivamente | FOTO: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Dois integrantes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Israel de Assis Damasceno dos Santos e Marciel de Oliveira Costa, foram indiciados em inquérito da Polícia Civil pelo homicídio qualificado dos adolescentes Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, de 16 anos, e Eliton Emanuel Patricio dos Santos Alves, de 13 anos. Eles são acusados de orquestrar uma chacina que resultou em 3 mortes e 4 tentativas de homicídio na região da Grande Santa Maria, zona Norte de Teresina, no dia 3 de outubro.

Israel e Marciel foram indiciados também por tentativa de homicídio qualificado, porte ilegal de arma e organização criminosa. O irmão de Israel, João Victor, conhecido como Pânico, foi indiciado por ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado, e organização criminosa. 

Diante da conclusão das investigações feitas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa do Piauí (DHPP), o inquérito policial foi remetido ao Ministério Público do Piauí, que vai distribuir a um promotor de Justiça e ele decidirá se oferta a denúncia contra os acusados, ou solicitará novas diligências.

MOTIVO POR TRÁS DA CHACINA

As investigações elucidaram que o estopim para a sequência de homicídios foi o assassinato de Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, 19 anos, a esposa de Israel, que estava grávida de 4 meses.

As investigações sobre a execução da Bárbara Teresa continuam transcorrendo, por meio do Núcleo de Feminicídios do DHPP. Até o momento, ninguém foi preso pelo assassinato dela.

ASSASSINATOS EM SÉRIE

  1. Israel rompeu a tornozeleira eletrônica que usava e, junto aos comparsas, partiu em busca de matar a adolescente Jennifer Lourrane Gomes de Sousa. Ela é filha de um membro do Bonde dos 40 conhecido como “Pimenta”, assassinado em 2018. A jovem foi perseguida e morta a tiros em um supermercado. Durante o crime, uma criança de 10 anos também foi ferida de raspão e encaminhada ao hospital.
  2. Os acusados continuaram a matança em uma barbearia, onde quatro pessoas foram baleadas. Entre os feridos estava Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, o líder do Bonde dos 40 suspeito de ordenar a morte da esposa dele. Gilvan já havia sido alvo de uma operação policial em agosto e também estava sob monitoramento eletrônico. Uma menina de 11 anos foi atingida de raspão e um jovem, Marcos Paulo, foi ferido por dois disparos, conseguindo fugir para uma praça onde recebeu socorro.
  3. Na manhã do dia 4 de outubro, o filho de Gilvan, Eliton Emanuel Patricio dos Santos Alves, de 13 anos, foi encontrado morto em um terreno ao lado da barbearia.

Organograma mostra as vítimas e os criminosos | FOTO: Divulgação/SSP-PI

O inquérito que investiga o assassinato de Francisco das Chagas e as quatro tentativas de homicídio foi desmembrado, portanto, esses casos estão sendo investigados em um segundo inquérito. Um terceiro integrante do PCC, José Igor Rodrigues está preso preventivamente por suspeita de matar Francisco.

REFORÇO NA SEGURANÇA

Em resposta ao aumento da violência, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) anunciou um esforço concentrado na Área Integrada de Segurança Pública Norte II (AISP - Norte II), por meio da Portaria nº 277/2024. 

Essa ação, que ocorrerá entre 4 de outubro e 4 de novembro, visa intensificar o combate ao crime organizado e à violência na região, reforçando a proteção à população e ao patrimônio, conforme estipulado pela Constituição Federal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES