A Justiça do Piauí agendou para os dias 2 e 3 de outubro as audiências de instrução e julgamento de Alandilson Cardoso Passos, namorado da vereadora de Teresina Tatiana Medeiros. Ele é acusado de participar de organização criminosa e de lavagem de dinheiro para a facção Bonde dos 40. Outras 19 pessoas também respondem como réus no mesmo esquema.
A audiência vai acontecer, preferencialmente, por videoconferência.
ESQUEMA CRIMINOSO
Alandilson Cardoso foi denunciado pelo Ministério Público do Piauí por ocultar e dissimular valores do tráfico de drogas e de outros crimes ligados ao Bonde dos 40. Ele está preso preventivamente desde novembro de 2024 em um presídio de Belo Horizonte (MG).
Em 14 de novembro de 2024, o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) prendeu 13 pessoas por lavagem de dinheiro e organização criminosa e interditou nove empresas. O grupo movimentou mais de R$ 2,1 bilhões através empresas de fachada.
De acordo com o DENARC, Alandilson Cardoso é investigado por movimentar recursos oriundos do tráfico de drogas e por manter relações financeiras com empresas e pessoas suspeitas de integrar o Bonde dos 40. A namorada dele, a vereadora Tatiana Medeiros, também foi alvo de investigação da Polícia Federal, que apurou que sua eleição teria contado com apoio da facção.