A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) realiza, nesta quarta-feira (9), uma sessão especial em homenagem aos 40 anos da sede do Poder Legislativo estadual, o Palácio Petrônio Portella. A solenidade integra as comemorações pelos 190 anos do Parlamento piauiense e foi proposta pelo presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB).
A sede atual do Poder Legislativo foi inaugurada em 22 de fevereiro de 1985, durante a presidência de Waldemar Macêdo, substituindo o antigo Palácio Anísio de Abreu, localizado na Praça Marechal Deodoro, no Centro de Teresina.
Severo Eulálio destacou a importância do prédio para a história democrática do Estado. “No dia 22 de fevereiro de 1985, o então presidente Waldemar Macêdo inaugurou este prédio, que, desde então, é denominado de Casa do Povo, que defende a população piauiense, que é referência sempre nas discussões, das ideias, dos diálogos em prol do Piauí”, afirmou o parlamentar.
O presidente também ressaltou a simbologia da sede para a democracia. “Aqui é a Casa do Povo, aqui é a Casa onde a democracia vive. A democracia pulsa e todos aqui estão aptos a abrir suas portas para abraçar o povo piauiense”, completou.
Como parte da celebração, será realizada uma exposição especial que resgatará a história da construção e do funcionamento do Palácio Petrônio Portella. A curadoria é do arquiteto Paulo Vasconcelos, que promete reunir elementos que contam a trajetória arquitetônica e simbólica da sede do Legislativo.
A Assembleia funcionou originalmente em Oeiras até 1852, sendo posteriormente transferida para Teresina. A mudança definitiva para o atual endereço ocorreu em 1985, marcando um novo ciclo para a política estadual.