A Assembleia de Deus do Piauí realiza neste sábado (12) o "Dia D" da campanha de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Teresina. A mobilização tem início às 8h e integra a programação da 3ª edição da Gincana de Integração com o tema “Legado”, promovida pela União de Jovens e Adolescentes da Assembleia de Deus do Piauí (UJADEP).
O objetivo da ação é aumentar o número de doadores voluntários e contribuir para o reforço dos estoques do Hemopi, que abastece hospitais de todo o estado. A campanha de doação se estende ao longo de abril, mas o dia 12 foi escolhido como o momento de maior mobilização entre os participantes da igreja.
Doar é um ato de fé
O pastor Ricardo Braz, coordenador-geral da UJADEP, destaca que a iniciativa não apenas incentiva o espírito solidário entre os jovens, mas também reforça o compromisso da igreja com os princípios bíblicos e ações de impacto social.
“A Assembleia de Deus está pautada nos princípios bíblicos e socioassistenciais. Em nossas ações, sempre focamos na arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para o Projeto Salvar, que atua de forma voluntária em todo o estado do Piauí. Neste mês, decidimos também incentivar a doação de sangue, engajando nossa juventude e divulgando o trabalho de excelência realizado pelo Hemopi”, afirmou.
Em 2024, a campanha realizada pela igreja conseguiu reunir mais de 300 doadores. Para 2025, a expectativa, segundo o pastor, é ampliar ainda mais esse número e alcançar mais municípios com a ação. Atualmente, a Assembleia de Deus está presente nos 224 municípios do Piauí, com um trabalho ativo de evangelismo e assistência.
Um gesto que salva vidas
A doação de sangue é um ato simples, seguro e que pode salvar até quatro vidas. O Hemopi lembra que é necessário estar bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização dos pais ou responsáveis) e apresentar documento com foto.
A Assembleia de Deus reforça o convite a toda a comunidade para participar dessa corrente do bem.
“Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e de fé em ação. Nosso legado é servir”, conclui o pastor Ricardo.