Arquivo Público do Piauí está em transição digital; mais de 450 mil páginas digitalizadas

O processo inclui a digitalização de coleções importantes para o cidadão piauiense, como as da Balaiada.

Arquivo Público do Piauí (APPI) | Reprodução Arquivo Público do Piauí (APPI) | Foto: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Projeto Manuscritos Digitais do Arquivo Público do Piauí (APPI), iniciado há três anos com o apoio do SIEC/SECULT, visa digitalizar e preservar o acervo histórico mais antigo e valioso do estado.  O projeto é executado pela FUNDES - Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Piauí, com apoio da Secretaria de Governo do Piauí.

PRATICIDADE

Visando tornar os documentos mais acessíveis e preservar a memória histórica, o projeto, que vai para sua quarta etapa, já digitalizou mais de 450 mil páginas de documentos, representando 5% do acervo total. O processo inclui a digitalização de coleções importantes para o cidadão piauiense, como as da Balaiada, Independência e Guerra do Paraguai.

O projeto tem como principais objetivos: manter o laboratório de digitalização, higienizar e digitalizar o acervo, criar backups dos arquivos digitais e disponibilizar as imagens online, com acesso controlado.

PRESERVAÇÃO

Além de garantir a preservação digital, o projeto facilita o acesso à informação, contribuindo para a transparência e o fácil acesso aos documentos históricos. A digitalização, também é acompanhada de uma melhoria nas condições de conservação e organização dos documentos históricos.

A equipe do projeto é composta por especialistas, incluindo a Diretora do APPI Rosângela Maria de Carvalho Sousa, o Diretor da FUNDES-PI Egilmar de Jesus Souza, o Advogado Flávio Martins e a Biblioteconomista Thania da Costa Pereira e outros profissionais de destaque.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com