O incêndio de grandes proporções que atinge a zona rural de Pavussu, no Sul do Piauí, desde o fim de semana, já consumiu uma área estimada de 94 quilômetros quadrados, conforme dados de satélites do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A última atualização foi feita às 10h55.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí autorizou, nesta terça-feira (5), o envio de um helicóptero para reforçar o combate ao incêndio. De acordo com o capitão Lucas Xavier, comandante do 5º Grupamento do CBMEPI, em Floriano, e responsável pela operação em Pavussu, o incêndio está parcialmente controlado, mas ainda há uma frente ativa de fogo em um morro da região.
“Temos uma frente de fogo que está em cima de um morro, e a expectativa é que a aeronave do BOPAER, cedida pela SSP-PI, a pedido do Comando-Geral do CBMEPI, auxilie no combate à essa área de difícil acesso. A água para o trabalho da aeronave deverá ser coletada na lagoa do município”, esclareceu.
Alerta de baixa umidade
Além do incêndio, o município e quase todo o estado do Piauí, com exceção de uma faixa do litoral, estão sob alerta do INMET para baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 30%. O aviso é classificado com grau de Perigo Potencial e segue válido até as 23h desta terça-feira (5). O órgão alerta para riscos à saúde e possibilidade de novos focos de incêndio, embora em baixo risco.