Após o forte temporal que atingiu todas as zonas de Teresina na tarde desta quinta-feira (5), a previsão indica que as chuvas devem continuar em grande parte do Piauí pelos próximos dois dias, com possibilidade de acumulados elevados em algumas regiões.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), entre os dias 5 e 11 de fevereiro, as precipitações devem ocorrer de forma mais bem distribuída no território piauiense, com destaque para áreas do Sul, Centro-Norte e Norte do estado, com o aumento da instabilidade, resultando em chuvas acompanhadas de trovoadas e descargas atmosféricas.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o comportamento das chuvas deve ocorrer de forma gradual e deslocada entre as regiões do estado.
“Então no primeiro momento a gente tem chuva mais concentrada no sul, na divisa com a Bahia. Depois ela vai em direção a Floriano, na divisa com o Maranhão. Então ela vai ‘sambar’ nessa área, distribuindo umidade por dois dias dentro do sul do Piauí”, explicou.
Já para Teresina, o diretor explicou que o cenário segue favorável à ocorrência de chuvas na capital, mas que episódios intensos como o registrado nesta quinta-feira (05) são considerados menos prováveis.
"Nós temos um cenário positivo que favorece instabilidade, favorece chuva em vários pontos, incluindo na capital. Mas é improvável que se repita da forma como foi hoje. Pode ser só uma garoa, pode ser uma chuva tranquila".
Previsão para sexta-feira (6)
A previsão para esta sexta-feira (6) indica céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em diversas regiões do estado. No litoral, o tempo permanece parcialmente nublado, com possibilidade de chuva ao longo do dia. Os ventos variam de fracos a moderados.
Na capital do estado, a sexta-feira deve ser de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura máxima pode chegar a 32°C, com mínima de 24°C e umidade relativa do ar em torno de 65%. Há previsão de chuva também em municípios como Beneditinos, Monsenhor Gil, Nazária, Água Branca, Valença do Piauí, Campo Maior e Demerval Lobão.
Já no Norte do estado, cidades como Piripiri, Pedro II, Cocal, Piracuruca e Capitão de Campos devem registrar chuvas isoladas, com temperaturas máximas de até 34°C. Já no Centro-Sul, incluindo Picos, Jaicós, São João do Piauí e Itainópolis, o céu deve variar de parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas.
No extremo Sul, municípios como Bom Jesus, Corrente, Curimatá, Redenção do Gurguéia e Morro Cabeça no Tempo podem registrar os maiores volumes de chuva, acompanhados de ventos moderados a fortes.
Previsão para sábado (7)
No sábado o tempo segue instável. A previsão aponta chuvas e trovoadas em praticamente todo o estado, com redução nas temperaturas devido à maior nebulosidade. Na capital, a máxima não deve ultrapassar os 30°C.
As chuvas devem ser mais expressivas em áreas do Sudoeste piauiense, especialmente em regiões que fazem divisa com o Maranhão, além dos Vales dos Rios Itaim e Canindé, da Serra da Capivara e da Chapada das Mangabeiras.
Volumes e alerta
De acordo com a Semarh, os acumulados de chuva podem variar entre 20 e 30 milímetros em curto período de tempo, podendo chegar a 50 milímetros ao final do dia em algumas localidades. Em áreas que já estão com o solo encharcado, esses volumes podem provocar transtornos pontuais.
A tendência é de que as chuvas ganhem ainda mais intensidade a partir dos dias 7 e 8 de fevereiro, especialmente nas regiões Norte e Centro-Norte do estado, devido à atuação mais intensa dos sistemas meteorológicos. Com a maior presença de chuvas, as temperaturas devem permanecer mais amenas ao longo dos próximos dias.