SEÇÕES

Após mortes no Piauí, polícia explica como identifica donos de animais em acidentes

Diretor de Operações de Trânsito da Secretaria da Segurança Pública do Estado de Piauí, Fernando Aragão, afirmou que a SSP-PI irá intensificar ações e aplicar penalidades

Diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, Fernando Aragão | Foto: Reprodução/ Rede Meio
Siga-nos no

Na manhã desta terça-feira (21/10), em entrevista ao programa Bom Dia, da Rede Meio Norte, o diretor de Operações de Trânsito da  Secretaria da Segurança Pública do Estado de Piauí (SSP-PI), Fernando Aragão, conversou sobre a recente recomendação do Ministério Público do Piauí (MPPI) e ressaltou a "Operação Porteira Fechada", que visa a fiscalização de animais em vias públicas. Ele ressaltou que todos os casos envolvendo acidentes com animais soltos serão tratados com rigor, e que os donos poderão ser responsabilizados criminalmente, inclusive por homicídio culposo, quando houver vítimas.

Segundo o diretor, a determinação do secretário de Segurança Pública é clara. “Todos os casos envolvendo mortes de animais terão responsabilização dos donos, que responderão por homicídio culposo. Essa conduta infelizmente gera acidentes e mortes”, disse. Aragão também detalhou o protocolo adotado pelas autoridades. 

Temos três situações. Na operação Porteira Fechada, o simples fato de o dono manter o animal solto já representa risco. Esses donos são conduzidos à delegacia pelo artigo 132 do Código Penal, pois um animal solto gera risco à vida ou à saúde de terceiros”, destacou.

AÇÕES rigorosaS

Em casos de acidentes com lesão ou morte, o proprietário do animal é identificado por meio de ferraduras, ferragens ou testemunhas. “A investigação chega até o dono, que responderá por lesão corporal ou homicídio culposo, dependendo da gravidade do acidente”, explicou Aragão. O diretor alertou também para comportamentos que atrapalham as investigações. 

“É lamentável quando a população interfere na cena, retirando pedaços do animal. Enquanto o animal está no local, ele poderia ser identificado, e o proprietário responsabilizado. A falta de sensibilidade de algumas pessoas acaba comprometendo a investigação e, consequentemente, a segurança pública."

A recomendação do MPPI, que decorre do procedimento administrativo SIMP n. 000075-179/2025, solicita que os municípios implementem programas de castração, vacinação e educação ambiental, criem espaços para acomodação temporária de animais apreendidos e reforcem a vigilância sanitária e a prevenção de zoonoses.

Jogador morto em Altos (Foto: Reprodução )


Vítimas FATAIS

Na madrugada desta segunda-feira (20), o jogador Antony Ylano Alencar Alves, de apenas 20 anos, atacante do Piauí Esporte Clube, morreu após colidir com uma vaca enquanto pilotava uma motocicleta na BR-343, na cidade de Altos (PI).

Já no domingo, um homem morreu após colidir com uma vaca na Avenida Poty Velho, na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. O animal também veio a óbito e sua carne foi saqueada por moradores logo pós o ocorrido.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também